quarta-feira, 16 de maio de 2012

CD - DIO - Donnington UK 1983/87


Comprei esse CD duplo logo quando lançou ano passado pela Hellion Records direto na loja deles na Galeria do Rock, tratam-se de 2 registros ao vivo do mestre do metal Ronnie James Dio, falecido em 2010 vítima de câncer. Os shows são de duas aparições de DIO no Monsters of Rock em Donnington, na Inglaterra nos anos de 1983 e 1987. DIO é considerado um dos maiores nomes do Heavy Metal mundial, dono de uma voz poderosa e um carisma sem igual, fez parte das bandas ELF, Rainbow e Black Sabbath antes de formar sua própria banda. Ronnie faleceu há 2 anos vítima de câncer no estômago aos 67 anos.

O 1º disco é o show de 1983 quando DIO fazia sua primeira turnê em carreira solo após a conturbada saída do Black Sabbath. O repertório é baseado no seu disco de estréia, Holy Diver intercalado com sucessos do Rainbow como Stargazer e Man on the Silver Mountain e do próprio Sabbath como Children of the Sea e Heaven and Hell. Do disco solo destacam-se, além da faixa título, Stand Up and Shout, que abre o show e Rainbow In the Dark.

A banda nesse show era formada por Vivian Campbell (g), Jimmy Bain (bx), Vinnie Appice (bt) e Claude Schnell (tc), line up que é considerado por muitos o melhor que acompanhou o vocalista durante sua carreira solo. No show de 87, a única mudança é na guitarra, com Craig Goldy no lugar de Campbell.

Já o 2º disco reproduz a apresentação no mesmo festival em 1987 que fez parte da turnê do álbum Dream Evil, que já era o quarto álbum solo de Ronnie. Entre o Holy Diver e o Dream Evil DIO ainda lançou o excelente The Last in Line seguido por Sacred Heart. Com isso, o set list desse segundo show é um pouco diferente do anterior incluindo algumas faixas desses discos.

Das músicas próprias, destacam-se Rock and Roll Children, The Last in Line e Dream Evil, além das que já faziam parte do show de 83. Dos tempos de Black Sabbath continuam as mesmas do show anterior acompanhadas de Neon Nights, uma das melhores músicas de DIO no Sabbath na minha opinião. Do repertório do Raimbow de Ritchie Blackmore, Man on the Silver Mountain continua e entra no repertório a clássica Long Live Rock n’ Roll, do disco de mesmo nome de 1978.

Os 2 shows são muitos bons e mostram o vocalista numa de suas melhores fases começando a sua carreira solo embalado ainda no sucesso do Black Sabbath onde gravou Heaven and Hell e Mob Rules, além do muito contestado ao vivo Live Evil. Para matar a saudade do baixinho que eternizou os “chifrinhos” como o maior símbolo do Heavy Metal. O CD vem numa embalagem digipack bem legal que abre em 3 abas, com encarte. Recomendado aos fãs de DIO, Sabbath, Rainbow e do Metal em geral!

Lista de Músicas:
Disco 1 (1983)
1.              Stand Up and Shout
2.              Straight Through the Heart
3.              Children of the Sea
4.              Rainbow in the Dark 
5.              Holy Diver
6.              Drum Solo
7.              Stargazer
8.              Guitar Solo
9.              Heaven and Hell
10.           Man on the Silver Mountain
11.           Starstruck
12.           Man on the Silver Mountain (reprise)

Disco 2 (1987)
1.              Dream Evil
2.              Neon Knights
3.              Naked in the Rain
4.              Rock and Roll Children
5.              Long Live Rock ‘n’ Roll
6.              The Last in Line
7.              Children of the Sea
8.              Holy Diver
9.              Heaven and Hell
10.          Man on the Silver Mountain
11.          All the Fools Sailed Away
12.          The Last in Line (Reprise)
13.          Rainbow in the Dark

Onde: Hellion Records – Galeria do Rock (R. 24 de Maio, 62 – Centro SP)
Quanto: R$34,90

Capa do CD:

Ronnie James Dio (Ronald James Padavona) 1942 - 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário