sexta-feira, 1 de junho de 2012

Especial The Beatles – LP – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band


Lançado há exatos 45 anos em 1º de junho de 1967, esse é talvez o disco mais revolucionário de todos os tempos, é claro que estamos falando do clássico dos Beatles Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band! O disco foi inovador não apenas na música, mas também no formato da capa dupla e também por ser o primeiro a fornecer as letras das músicas sem contar a capa que juntamente com a do Abbey Road é uma das mais copiadas até hoje tendo inúmeras imitações e paródias.

Outra inovação é o próprio contexto do disco onde as músicas fariam parte de uma mesma história sobre a banda do Sargento Pepper contada pelos Beatles, pelo menos nas declarações de Paul, já que John, George e Ringo não concordam 100% com isso. De qualquer forma, esse disco mudou a história do Rock abrindo portas para experimentações musicais e tecnológicas (obviamente com os recursos disponíveis na época).

No lado A temos a faixa título, que funciona como uma introdução do “show” que viria a seguir apresentando a banda do Sgto. Pepper emendada em With a Little Help From My Friends, cantada por Ringo, que pediu para John e Paul mudassem um trecho da música que dizia “What would you think if I sang out of tune, Would you trough tomatoes on me?” tirando a parte dos tomates para “Would you stand up and walk out from me” com medo que as pessoas literalmente jogassem tomates nele.

Na sequência temos outro clássico, Lucy In the Sky With Diamonds cujos 4 juram não ter percebido que as iniciais do nome da música formavam a sigla LSD, Fixing a Hole, a triste She’s Leaving Home e a genial Being for the Benefit of Mr. Kite cuja letra John tirou de um cartaz de anúncio de circo.

Já no lado B começamos com Whitin You Whitout You, talvez a faixa mais psicodélica de todas com o toque indiano de George na cítara na única composição dele no disco. Em seguidas, duas músicas com a cara de Paul, When I’m Sixty Four e Lovely Rita, ambas bem alegres e com letras falando de amor e família. Depois aparecem Good Morning Good Morning baseada numa propaganda de cereais da TV e a reprise de Sgt. Peppert para enfim, fechar com a melhor música do disco (e talvez de toda a carreira dos Beatles).

A Day in the Life é uma música a parte de todo o disco a começar pelo fato de ser uma combinação de 2 músicas, uma de John que seria a maior parte da música, e a outra de Paul, que ficou o trecho que entra com a contagem de compassos e o despertador. A letra fala de vários assuntos que John pegou lendo o jornal e os arranjos feitos por George Martin dão o toque de dramaticidade da música. O mais interessante é ver o vídeo dessa gravação na séria Anthology onde todos os músicos da orquestra receberam máscaras e adereços e entre os ilustres convidados estão presentes ninguém menos que Mick Jagger e Keith Richards.

EM resumo, um disco que deve ser ouvido de tempos em tempos, não só pela sua importância histórica e pela qualidade das músicas, mas principalmente pelo fato de que cada vez que você escuta parece que se percebe algo de novo! Tenho tanto em LP quanto em CD. Item obrigatório na coleção de qualquer roqueiro!
Lista de músicas:

Lado A
01 – Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band
02 – With a Little Help From My Friends
03 – Lucy in the Sky With Diamonds
04 – Fixing a Hole
05 – She’s Leaving Hole
06 – Being for the Benefit of Mr. Kite
Lado B
07 – Whitin You Whitout You
08 – When I’m Sixty Four
09 – Lovely Rita
10 – Good Morning Good Morning
11 – Sgt. Peppers (reprise)
12 – A Day in the Life

Onde: N/A
Quanto: N/A

Capa do LP/CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário