terça-feira, 25 de setembro de 2012

Especial– Black Sabbath – Vol.4


Lançado há exatos 40 anos, Vol. 4 do Black Sabbath é um dos melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos e foi o primeiro que escutei na minha infância de uma antiga fita K7 do meu pai! Como o próprio nome diz, esse é o quarto trabalho de estúdio do quarteto de Birmingham e apesar das ótimas músicas pesadas do disco, a faixa mais conhecida é a balada Changes.

O disco começa com o solo introdutório de Wheels of Confusion com uma sonoridade na guitarra de dar arrepios antes de entrar o riff e depois a voz aguda e rasgada de Ozzy. A faixa seguinte é Tomorrow’s Dream, mais rápida que a anterior e que antecede a já citada Changes, balada triste com o vocal melancólico de Ozzy acompanhado apenas do piano. A instrumental FX serve de introdução para a ótima Supernaut uma das melhores do disco.

Indo para o que seria o Lado B do disco abrimos com Snowblind, música que é uma “homenagem” de Osbourne à cocaína e que também se tornou um dos clássicos da banda. Cornucopia é uma faixa no melhor estilo Sabbath, com seu riff inicialmente mais lento e que aumenta o ritmo com a entrada do vocal. Laguna Sunrise e outra instrumental, tocada com violões saindo totalmente do estilo pesado de Iommi e companhia.

Fecham o disco duas ótimas músicas, St. Vitus Dance, curta e rápida e com um riff de guitarra matador, seguida de Under the Sun, lenta e tenebrosa como só o Black Sabbath sabia (e ainda sabe) fazer! Nem preciso dizer que recomendo, qualquer um que se diz metaleiro tem obrigação de ter esse disco!

Lista de músicas:
Lado A
01. Wheels of Confusion
02. Tomorrow’s Dream
03. Changes
04. FX
05. Supernaut
LadoB
06. Snowblind
07. Cornucopia
08. Laguna Sunrise
09. St. Vitus Dance
10. Under the Sun

Onde: N/A
Quanto: N/A

Capa do CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário