quinta-feira, 5 de abril de 2012

Especial Livros – Eu Sou Ozzy / Dr. Ozzy

Hoje vou fazer um post um pouco diferente, ao invés de falar de CDs e DVDs, vou escrever sobre os livros do Príncipe das Trevas, Mr. Ozzy Osbourne.

Eu Sou OZZY

Autobiografia do vocalista do Black Sabbath, contada com muito bom humor pelo próprio Ozzy. Logo no início do livro, ele já diz que o que está ali é tudo o que ele conseguiu (com muito esforço) lembrar de tudo o que aconteceu nos últimos 40 anos, portanto não espere muitos detalhes sobre as gravações dos discos, relatos de turnê, etc. Apesar da sinceridade do madman, o livro tem diversas histórias da sua vida, desde a adolescência delinquente em Birminghan, onde chegou a ser preso por roubar uma loja, e todos os sub-empregos que arrumou antes de entrar no Sabbath, como destrinchador de animais e afinador de buzinas.

Como disse, as sessões de gravações dos discos não são muito (ou nada) detalhadas, com alguns deles sendo apenas mencionados no decorrer dos capítulos. Por outro lado, como ele, Tony, Geezer e Bill se conheceram e formaram a banda que mudaria a história do Rock é bem rica de histórias e situações engraçadas, principalmente quando conta das peças que eles pregavam um no outro.

Da carreira solo, o que tem maior destaque obviamente, é a fase inicial desde a saída do Sabbath até a trágica morte de Randy Roads, num bizarro acidente de avião. Para se ter uma ideia, a entrada de Zakk Wylde (que ficou mais de 20 anos com Ozzy) na banda é tratada como apenas mais uma troca de guitarrista e pouco se fala dele depois disso.

No geral, o livro cumpre sua finalidade, agradar os fãs! O texto é muito fácil de ler e extremamente divertido, podendo gerar boas risadas lendo as maluquices de Ozzy durante as turnês, os excessos na bebida e nas drogas, as crises e reabilitações, todas as brigas com Sharon e histórias dos bastidores da famigerada série The Osbournes! Recomendados a todos os fãs de Ozzy e do Black Sabbath.

Confie em mim,  eu sou o Dr. OZZY

Nesse outro livro, são reproduzidos os textos do Jornal inglês The Sunday Times, no qual Ozzy semanalmente responde as mais variadas (e absurdas) dúvidas sobre saúde dos leitores. Obviamente os conselhos do Príncipe das Trevas são pra lá de engraçados com tiradas sarcásticas e mais algumas histórias hilárias.

Para quem ler o Eu Sou Ozzy antes, algumas histórias se repetirão, pois durante toda a biografia ele cita seus problemas de saúde, a fratura sofrida no acidente de quadriciclo e o diagnóstico errôneo de HIV positivo. Louve-se o fato de que algumas perguntas são realmente sem noção, portanto, não mereceriam uma resposta decente nem de um médico de verdade, quanto mais do “Dr.” Osbourne!

Pelo menos, Ozzy tem o bom senso de, em várias ocasiões, encorajar o leitor a procurar um médico e tratar o problema (se ele qual for) de maneira correta. Outro fator interessante, são as histórias bizarras de fatos verídicos relatadas em pequenos quadros no meio dos capítulos, além dos testes de conhecimento do Dr. Ozzy com direito a gabarito no final para você avaliar se foi um bom aluno ou não. O livro vem dividido em capítulos ordenados por tipo de distúrbio e ordem alfabética dentro de cada assunto.

Assim como a biografia, é um livro divertido, de fácil leitura e que, por não ter sequência pode ser lido aos poucos, recomendo a todos.

Quanto: R$29,90 cada um
Editora Benvirá

Capa Eu Sou Ozzy
Capa Dr. Ozzy

Nenhum comentário:

Postar um comentário