quinta-feira, 14 de junho de 2012

Especial - Mestres do Blues (coleção)


Coleção de CDs lançada nas bancas de jornal pela editora Altaya entre os anos de 1996/97 com 60 discos clássicos que marcaram a história do Blues. Cada CD acompanhava 2 fascículos onde um falava sobre o disco em si e o outro era a sequência de uma enciclopédia sobre o gênero. Não dá para falar de todos aqui, vou pontuar os que eu acho mais interessantes e listar todos no final. A coleção foi originalmente lançada nos EUA como Charly Blues Masterworks.

O 1º disco não poderia ser de outro artista senão B.B. King com o ótimo ao vivo Kansas City 1972 com clássicos como Thrill is Gone, Nobody Loves But My Mother e Guess Who. O volume seguinte vem destacando Eric Clapton em sua fase do Yarbirds com sucessos do grupo como I Ain’t Got You e Good Morning Little Schoolgirl, além de Little Red Rooster outro clássico do gênero. A coleção segue com mais 2 mestres na sequência com John Lee Hooker (vol.3) e Muddy Waters (vol.4), esse último contando com uma das músicas mais regravadas na história do Blues, Hoochie Coochie Man entre outros sucessos como Baby Please Don’t Go, Mannish Boy e Rollin’ Stone. Waters aparece em outros discos inclusive um em parceria com Otis Span.

Outro que merece atenção especial é o de Robert Johnson, a lenda do Blues que morreu aos 27 anos em condições misteriosas e que muitos acreditavam ter vendido a alma ao diabo para que se tornasse o melhor de todos. As músicas contidas no disco são praticamente toda a obra de Johnson que fez poucas gravações em sua curta carreira que resultaram em 29 músicas provenientes de 40 takes, 14 delas presentes no CD.

Algumas edições depois vem John Mayal com o ótimo Life in The Jungle, Bo Diddley, o mago das guitarras quadradas com destaque para a faixa Signifying Blues em que Diddley faz um “duelo” muito engraçado com outro músico não creditado no disco. Também merece menção especial The Score de Robert Cray e o The Treasure Untold de Buddy Guy.  Na segunda metade da coleção, 2 dos melhores discos da série contam com uma reunião de grandes artistas da época com o The Super Super Blues Band (vol.36) com uma banda formada por ninguém menos que Muddy Waters, Bo Didley, Howling Wolf e Little Walter juntamente com o Live Action (vol.40), que conta com Buddy Guy, Willie Dixion, novamente Muddy Waters, entre outros.

As mulheres também tem vez na coleção com Etta James, Memphis Minnie, Koko Taylor com destaque para as faixas Insane Asylum e I’m a Little Mixed Up e Bessie Smith, uma das primeiras mulheres a gravar Blues aparece com um disco bem melancólico. Entre os gaitistas, os pricipais são Howlin Wolf, Little Walter e Sonny Boy Willianson, tocando no estilo mais clássico do instrumento. Também valem uma menção 2 discos que gostei muito sendo que um deles eu já tinha uma versão importada da coleção original, são eles Lightnin’ Hopkins e Arthur “Big Boy” Crudup, esse último grande inspirador de Elvis Presley e Raul Seixas.

Outros discos interessantes mostram artistas famosos bem no início da carreira como o de Ray Charles (vol.9) na época em que ainda era um mero imitador de Nat King Cole, Jimi Hendrix (vol.14), Chuck Berry (vol.28) e Tina Turner, no tempo em que ainda cantava acompanhada do marido Ike (vol.29).

Como a coleção é muito antiga e era vendida em bancas, não é possível encontrá-los em lojas normais de discos, mas podem ser encontrados em sebos como o Red Star na região de Pinheiros em SP. Na internet muitos deles podem ser encontrados no Mercado Livre. Para os amantes do gênero que não tiveram a possibilidade de comprar a coleção na época, vale a pena procurar, mesmo que não encontre todos dá para achar os principais citados acima se tiver paciência. Pena que não se fazem mais coleções como essa hoje em dia.

Lista dos CDs:

1.       B.B. King
16. Robert Cray
31. Bobby Blue Bland
46. Jimmy Reed
2.       Yardbirds
17. Clarence Brown
32. Jack Dupree
47. Otis Rush
3.       John L. Hooker
18. Elmore James
33. Albert Collins
48. Charley Patton
4.       Muddy Waters
19. Koko Taylor
34. Memphis Minnie
49. Little Milton
5.       Johnny Winter
20. T. Bone Walker
35. Blind Boy Fuller
50. J.B. Lenoir
6.       Howlin’ Wolf
21. Leadbelly
36. Etta James
51. M. Waters&O. Span
7.       John Mayall
22. Lonnie Johnson
37. Super Super Blues Band
52. Eddie Boyd
8.       Albert King
23. Buddy Guy
38. Menphis Slim
53. Arthur Crudup
9.       Ray Charles
24. Big Bill Broozy
39. Jimmy Witherspoon
54. A.King&O.Rush
10.   Bo Diddley
25. Jimmy Rogers
40. B. Guy, W. Dixon…
55. Billy Boy Arnold
11.   Robert Johnson
26. Sonny Boy Willianson
41. Blind Willie Johnson
56. Willie Mabon
12.   James Brown
27. Freddy King
42. Little Walter
57. Fenton Ronbinson
13.   Bessie Smith
28. Chuck Berry
43. Blind Lemon Jefferson
58. Luther Allison
14.   Jimi Hendrix
29. Ike&Tina Turner
44. Lowell Fulson
59. Eddie Taylor
15.   Lightnin Hopkins
30. Magic Sam
45. Big Joe Turner
60. Frank Frost

Onde: Sebos ou Mercado Livre
Quanto: N/A

Principais Capas:






Um comentário:

  1. Comprei alguns, minha duvida se os albuns fazem parte da discografia oficial dos artista. Nao consegui encontrar via google...

    ResponderExcluir