terça-feira, 17 de julho de 2012

CD – Charlie Musselwhite – Signature


Esse é o CD que mencionei no meu outro post sobre Charlie Musselwhite (veja aqui) do disco The Well. Comprei esse ano passado depois que um amigo meu perdeu o k7 original que eu tinha, comprado em Nova York em 1995. Signature foi o primeiro disco de um gaitista que eu tive, e que aumentou meu fascínio pelo instrumento que acabei adotando para a minha carreira musical. Anos depois tive a oportunidade de vê-lo ao vivo (e conversar com ele) no Bourbon Street Music Club, em São Paulo.

Lançado originalmente em 1991, Signature é o 15º álbum da carreira desse gaitista americano que é considerado um dos mestres do instrumento. São 10 músicas com Charlie mantendo o seu estilo arrojado de gaita alternando entre Cromática e Diatônica, além de cantar como sempre faz em seus discos.

A abertura não podia ser melhor, Make My Gateaway começa com uma gaita nervosa num solo de introdução de causar inveja à qualquer gaitista, profissional ou amador. Já a sequência é um pouco mais leve com Blues Got Me Again, mais lenta e com um solo mais arrastado seguida de Mama Long Legs, faixa um pouco mais puxada para o R&B com naipe de metais e um ritmo mais swingado.

38 Special já é um Blues bem arrastado com introdução na gaita seguida pela entrada dos outros instrumentos para, só depois entrar o vocal, uma das melhores músicas do disco. A faixa seguinte é It’s Getting Warm in Here com um estilo parecido com a faixa 02, seguida por Waht’s New, clássico do Jazz imortalizado na voz de Billie Holiday tocada em versão instrumental na gaita cromática. Hey! Miss Bessie é outra música mais rápida seguida pela lenta Me and My Babyand The Blues, outro que começa com uma gaita meio rouca num estilo bem clássico depois acompanhado pela guitarra e um ótimo arranjo de metais.

Para fechar, Catwalk outra instrumental bem interessante com vários contratempos e paradas, também tocada em gaita cromática e por último, a melhor música do disco, parceria de Charlie Musselwhite com John Lee Hooker que faz o vocal e a guitarra deixando Charlie livre para acompanhá-lo na gaita repleta de frases melódicas e efeitos distorcidos num Blues bem lento e arrastado, simplesmente de arrepiar! Um dos melhores discos de Blues que eu conheço que com certeza vai agradar a todos os apreciadores do gênero, mas difícil de encontrar por aqui. Disponível no AMAZON.

Lista de músicas:
01. Make My Gateway
02. Blues Got Me Again
03. Mama Long Legs
04. 38 Special
05. It’s Getting Warm In Here
06. What’s New
07. Hey! Miss Bessie
08. Me and My Baby and The Blues
09. Catwalk
10. Cheatin’ on Me (c/ John Lee Hooker)

Onde: Bavária Discos – Rua Joaquim Nabuco, 133 - Brooklin
Quanto: R$65,00

Capa do CD:

Nenhum comentário:

Postar um comentário