quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CD – G/Z/R – Plastic Planet

Primeiro trabalho solo do baixista Geezer Butler do Black Sabbath lançado nos anos 90 em parceria com o guitarrista Pedro House e o vocalista do Fear Factory Burton C. Bell, Plastic Planet traz um som um pouco diferente do que Butler costumava tocar com o Sabbath, apresentando um estilo um pouco mais voltado para o Trash e o Metal Industrial mas sem perder o peso! Sob o nome de G/Z/R, Geezer pôde finalmente se libertar do rótulo satânico de sua antiga banda para criar uma sonoridade mais pesada e moderna com letras falando de ciência e tecnologia.

O disco já começa pesado com Catatonic Eclipse com uma introdução lenta até entrar num riff rápido com batida pesada e voz grave, mas sem ser gutural seguida de Drive Boy Shooting, outra faixa rápida, dessa vez com o vocal um pouco mais rasgado e um ótimo refrão. Giving Up The Ghost começa à toda com bumbo duplo e fica um pouco mais suave no refrão antecedendo a faixa título, Plastic Planet, uma das mais pesadas do disco, lembrando até o Trash do Sepultura dos tempos de Max Cavallera!

Na sequência The Invisible segue a mesma linha com um riff seco e direto enquanto Sceance Fiction baixa bem o ritmo com sua introdução longa e lenta com Geezer dedilhando no baixo enquanto alguns efeitos passeiam pelo Stereo até entrar um riff no melhor estilo Iommi, arastado e poderoso para o vocal aparecer depois de 1:30 minuto, uma das melhores do disco, sem dúvida!

House Of Clouds acelera novamente na velocidade máxima em mais um Trash muito bem executado! Fechando o disco temos Detective 27, tão rápida quanto a anterior e com um vocal cheio de efeitos, X13 também não fica atrás em matéria de peso e velocidade, Sci Clone outra que abusa do pedal duplo e Cycle Of Sixty, faixa lenta e suave, quase uma balada que serve para baixar a adrenalina das porradas anteriores.

Comprei esse disco há muitos anos atrás, no antigo Mappin do Shopping Morumbi, na época nem tinha certeza se era realmente um disco do Geezer Butler, pois não tinha ouvido falar de disco solo dele até então e naquela época o acesso à internet ainda não era tão difundido como hoje. Posteriormente ele lançou mais 2 discos do G/Z/R que serão postados futuramente, o Ohmwork e o Black Science De qualquer forma, é um disco que gosto muito e não canso de ouvir até hoje. Acho meio difícil de encontrar atualmente, mas vale a pena procurar.

Lista de músicas:
01. Catatonic Eclipse
02. Drive Boy Shooting
03. Giving Up The Gost
04. Plastic Planet
05. The Invisible
06. Seance Fiction
07. House Of Clouds
08. Detective 27
09. X13
10. Sci-Clone
11. Cicle Of Sixty

Onde: Mappin Shopping Morumbi

Quanto: N/A

Capa do CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário