terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CD - Black Sabbath - Cross Purposes Live

Meu primeiro post é sobre esse disco ao vivo do Black Sabbath na fase com Tony Martin no vocal. Esse é um registro ao vivo originalmente lançado em 1995 em CD e VHS que nesta versão nacional reproduz apenas as músicas que aparecem no DVD de mesmo nome e muito provavelmente não é um lançamento oficial.

O interessante desse show gravado no Hammersmisth Odeon em Londres é que o setlist foi muito parecido com o que o Sabbath executou aqui no Monsters of Rock de 1994, e a formação também é basicamente a mesma com Tony Martin (v), os membros originais Tony Iommi (g) e Geezer Butler (b) com a única diferença sendo o baterista que no disco é Bobby Rondinelli e no show de São Paulo foi o Bill Ward (também membro da formação original da banda). Tocava também nessa época o tecladista Geoff Nichols, que ficava no backstage e não aparecia para o público.

O encarte dessa versão do CD não traz nenhuma informação sobre os músicos, onde foi gravado, etc, apenas uma foto dos 4 no palco e numa definição pra lá de contestável. De qualquer forma, não deixa de ser um registro interessante da época além de ser curioso ver o Tony Martin tentando cantar as músicas das eras Ozzy e Dio. Destaque para as músicas da fase do próprio Martin como I Witness e Headless Cross. Recomendado para os mais fanáticos Sabbathmaníacos (como eu)!

Lista de Músicas:
01 - TIME MACHINE
02 - CHILDREN OF THE GRAVE
03 - I WITNESS
04 - THE MOB RULES
05 - INTO THE VOID
06 - ANNO MUNDI
07 - SYMPTOM OF THE UNIVERSE
08 - THE HEADLESS CROSS
09 - PARANOID

Capa Original

Capa da versão nacional

Onde: CD Bar – Av. Padre Antonio José dos Santos, 898 – Brooklin – SP
Quanto: R$15,00

2 comentários:

  1. Martin cantou muito bem pelo estado de sua doença na época, depois dessa tour sua voz nunca mais foi a mesma, porém há shows em que ele simplesmente foi a estrela, como em San Jose e Los Angeles, fora um outro que foi na Alemanha. Até a Tyr tour sua voz estava ótima. Ah e o setlist claro, foi um dos melhores, mesclava muito as fases Ozzy, Dio e Martin e foi legal ouvir Symptom Of The Universe, Sabbath Bloody Sabbath e The Wizard com um toque diferente.

    ResponderExcluir
  2. Eu baixei a versão completa do show, é muito bom realmente, o show do Monsters foi o primeiro que vi do Sabbath e esse disco me trouxe várias recordações dessa época. O Live Headless in Russia também é muito bom (veja o post aqui no blog), com Cozzy Powell e Neil Murray.
    Abs

    ResponderExcluir