terça-feira, 15 de outubro de 2013

Especial LP – Bon Jovi – New Jersey

Lançado em 1988, New Jersey é um dos melhores álbuns do Bom Jovi e foi o disco que firmou a banda de vez como um dos grandes nomes no cenário do Hard Rock dos anos 80 com hits como Born To Be My Baby e a balada I’ll Be There For You. O LP é o quarto na discografia da banda, lançado após o estrondoso sucesso de Slippery When Wet.

Lado A

O disco já começa com um rock de primeira com Lay Your Hands On Me com sua batida mercante cheia de solos servindo de introdução para a voz de Jon, primeiro declamando para depois entrar no refrão com acompanhamento apenas do teclado e das backing vocals antes de explodir no riff de Sambora. Logo em seguida, outro petardo com Bad Medicine com um riff balanceado e cheia de contratempos abrindo caminho para o primeiro grande hit do disco, a clássica Born To Be My Baby.

Living In Sin é a primeira balada do LP, no melhor estilo Bom Jovi, melosa ao extremos mas que arrepia as mocinhas até hoje seguida de Blood On Blood, voltando ao Hard Rock mais rápido e pesado recheado de melodias de teclado. Fechando esse lado do disco temos Homebound Train com uma introdução com cara de Led Zeppellin mas voltando ao estilo tradicional da banda logo depois.

Lado B

No segundo lado temos Wild Is The Wind, com uma lenta introdução dedilhada no violão antes de entrar numa levada suave e que vai aumentando a velocidade no decorrer da música seguida por Ride Cowboy Ride, um take de apenas 1 minuto e meio de uma baladinha country de voz e violão. Stick To Your Guns por outro lado começa pesada com guitarra e bateria entrando juntas para depois cair numa balada acústica bem tranquila e voltar para a parte pesada no refrão.

O grande sucesso do disco vem na sequência, com uma das baladas mais “mela-cueca” de todos os tempos... a clássica I’ll Be There For You, que fez muito adolescente dançar nas festinhas da escola (inclusive este que vos escreve)! Fechando esse ótimo disco temos 99 In The Shade, outro Hard Rock padrão do Bon Jovi, bem rápido e com uma levada bem agradável e terminando com Love For Sale, outra faixa puxada para o country com direito até a gaita acompanhando o violão numa música bem diferente do resto do disco, mas que fecha muito bem a sequência.

Comprei esse LP quando era adolescente, depois me desfiz dele e me arrependi, acabei comprando novamente num sebo no bairro do Brooklin, em São Paulo anos depois. Um dos grandes clássicos do rock dos anos 80 que merece respeito e que, ao lado do Appetite For Destruction do Guns, se tornou um dos maiores discos de Hard Rock de todos os tempos! Recomendo!
Lista de músicas:

Lado A
01 – Lay Your Hands On Me
02 – Bad Medicine
03 – Born To Be My Baby
04 – Living In Sin
05 – Blood On Blood
06 – Homebound Train
LadoB
07 – Wild Is The Wind
08 – Ride Cowboy Ride
09 – Stick To Your Guns
10 – I’ll Be There For You
11 – 99 In The Shade
12 – Love For Sale

Onde: Sebo Empório das Letras – Av. Pd. Antonio José dos Santos, 1201

Quanto: R$12,00

Capa do LP

Nenhum comentário:

Postar um comentário