quinta-feira, 19 de julho de 2012

CD – Deep Purple – Burn


Em homenagem a Jon Lord, outro mestre do Rock que perdemos essa semana, um post especial sobre um dos meus discos preferidos do Deep Purple, Burn! Lançado em 1974, Burn é o primeiro disco do Purple com a formação que ficou conhecida com MarkIII onde Glen Hughes e David Coverdale assumiram respectivamente baixo/vocal e vocal substituindo Ian Gillan e Roger Glover, permanecendo os integrantes originais Ritchie Blackmore (g), Ian Paice (bx) e o já saudoso Lord nos teclados.

O disco contém 8 faixas, sendo que duas delas se tornaram clássicos dessa formação do Purple como a faixa-título, que abre o disco e Mistreated, a penúltima. Burn abre o set com uma explosão sonora no riff tocado por Blackmore acompanhado pela bateria e depois com o teclado de Jon Lord acompanhado o riff magistralmente. Os vocais são um caso à parte com Coverdale e Hughes alternando as vozes durante toda a música numa dinâmica impresionante! Ano passado tive a felicidade de conferir ao vivo essa música com David Coverdale fechando o show do Whitesnake em SP, na abertura do show do Judas Priest.

A faixa seguinte, Might Just Take Your Life é bem diferente, mais leve e swingada, mostrando a versatilidade de Blackmore e da banda assim como na música seguinte, Lay Down, Stay Down. Sail Away é outra bem ritmada e mais lenta. You Fool No One, seria a faixa da abertura do lado B, outra ótima música que mescla peso e ritmo. Na sequência temos What’s Going on Here para depois, chegarmos enfim em Mistreated, uma das melhores músicas da banda na minha opinião onde Blackmore desfila toda sua técnica na guitarra e o seu gosto por melodias mais clássicas, principalmente se você escutar uma das versões ao vivo do próprio Purple, como CD Made in Europe ou até do Rainbow com DIO nos vocais, dando uma dramaticidade ainda maior à música. Fecha está obra-prima “A”200, música instrumental que lembra muito o estilo de outra banda bem conhecida do Rock Progressivo, Emerson, Lake & Palmer!

Considero esse um dos melhores discos do Deep Purple e gosto muito dessa formação (não que a formação mais clássica com Gillan não me agrade) pois assim como a era DIO no Black Sabbath, deu uma nova cara para a banda numa época em que ela precisava se reinventar. O fato de ter 2 excelentes vocalistas alternando os vocais em vários momentos também dá um toque especial à músicas. Item básico para os admiradores de Classic Rock/Heavy Metal!

Jon Lord

Nascido em Leicester, Inglaterra em junho de 1941, Johnathan Douglas Lord foi um dos fundadores do Deep Purple em 1968 e passou pelas diversas formações da banda até sua saída definitiva em 2002. Entre outros projetos musicais, Lord participou também do Whitesnake, banda do seu ex-parceiro do Purple, David Coverdale. Lord também era pianista clássico e Doutor em Música pela Universidade de Leicester e mesmo no Deep Purple teve oportunidade de mostrar esse seu lado em shows como o Concerto for Group & Orchestra, com música escrita por ele e letras a cargo de Ian Gillan que foi executado com a Orquestra Royal Philamornic. Enfim, mais um gênio da música que perdemos mas que ficará eternizado na sua extensa obra.

Lista de músicas:

01. Burn
02. Might Just Take Your Life
03. Lay Down, Stay Down
04. Sail Away
05. You Fool No One
06. What’s Going on Here
07. Mistreated
08. “A” 200

Onde: Harmony Sound Vision – Shopping SP Market 
Quanto: R$16,90

Capa do CD:

Jon Lord (Johnathan Douglas Lord) 1941 - 2012


Um comentário:

  1. Que Deus o tenha em um bom lugar! Com certeza, onde ele está tem gente muito boa pra formar uma super banda...

    ResponderExcluir