sexta-feira, 14 de junho de 2013

CD – Iron Maiden – Maiden Japan

Bootleg do Iron Maiden registrado durante as últimas apresentações do seu vocalista original, Paul DI’anno gravado em maio de 1981 no Japão. O setlist conta com 16 músicas, todas obviamente dos 2 primeiros discos do Iron, o autointitulado Iron Maiden e o clássico Killers. Apesar de ter usado a capa do Maiden Japan original, esse disco é o registro do show completo gravado no Nakano Sun Plaza de Tokio com 16 músicas e não apenas 4 como no EP homônimo. Na época a banda contava com Paul DI’Anno (v), Steve Harris (bx), Dave Murray (g), Adrian Smith (g) e Clive Burr (bt).

O show começa com o baixo marcante e o solo de Wratchild, uma das minhas músicas favoritas dessa fase do Iron, seguida de Another Life começando com a virada de bateria e antes da entrada do baixo e das guitarras e o por último o vocal. Drifter é a música mais longa do show com mais de 8 minutos de rock rápido e pesado assim como a instrumental Gengis Khan, tão rápida quanto, mas com apenas 3 minutos de duração e Innocent Exile, num estilo mais próximo da música de abertura.

Na sequência, 3 grandes clássicos dessa fase com Iron Maiden, música que leva o nome da banda, a clássica Killers que batizou o segundo disco e Murders In The Rue Morgue, outra das minhas preferidas com DI’Anno. Outro hit vem a seguir com Phantom Of The Opera com seu solo inicial antes de entrar num riff velocíssimo e agressivo seguida por Purgatory. Remember Tomorrow dá uma diminuída no ritmo no começo aumentando a velocidade no decorrer da música e altenando partes rápidas e lentas. Outra boa sequência vem com as clássicas Running Free e Sanctuary.

Fecham esse ótimo show a balada Strange World, outra instrumental com Transylvania e por úlitmo Twilight Zone. A versão original da capa tinha o mascote Eddie segurando a cabeça do vocalista, mas foi vetada pelo empresário ao saber que a banda cogitava substituí-lo, ambas desenhadas por Derek Riggs. Segundo o site Iron Maiden Commentary, existem várias versões desse bootleg com outros nomes e capas, como The Big Heat, Heavy Users Of Power e Legendary First Gig. De qualquer forma é uma excelente oportunidade de ouvir um CD ao vivo de boa qualidade com a formação antiga do Maiden em um show completo. Eu particularmente gosto bastante da fase DI’Anno no Iron. Recomendo!

Lista de Músicas:

1. Wratchild
2. Another Life
3. Drifter
4. Gengis Khan
5. Innocent Excile
6. Iron Maiden
7. Killers
8. Murders In The Rue Morgue
9. Phantom Of The Opera
10. Purgatory
11. Remember Tomorrow
12. Running Free
13. Sanctuary
14. Strange World
15.  Transylvania
16.Twilight Zone

Onde: Paranoid Records – Galeria do Rock

Quanto: R$25,00 

Capa

Capa Vetada

2 comentários:

  1. A versão nacional em cd deste clássico está uma droga. A ordem das músicas está alterada. Acho que foi lançado ano passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a ordem das músicas foi mudada. Quanto à qualidade, por não ser um CD lançado oficialmente pela banda, não teve um tratamento de remasterização e mixagem, além do fato de ter sido gravado há mais de 30 anos. Vale pela raridade e repertório.
      Obrigado pelo cometário.

      Excluir