segunda-feira, 2 de julho de 2012

CD – Legião Urbana - V


Está na hora de começarmos a falar de Rock Nacional aqui no Colecionarock. Vou começar com um disco um pouco antigo mas que é um dos meus preferidos, trata-se do V (cinco) da Legião Urbana. Lançado em 1991, esse disco é considerado pelos próprios integrantes como o “Dark Side of The Moon” da Legião, devido ao conceito do álbum e por ser um estilo mais psicodélico em relação aos 4 discos anteriores.

O disco abre com Love Song, uma melodia feita em cima de um texto clássico do séc. XIII que serve como introdução para o que vem a seguir. A épica Metal Contra as Nuvens alterna momentos leves e acústicos com riffs pesados e guitarras distorcidas, para mim uma das melhoras músicas de toda a carreira da banda. A Ordem dos Templários vem em seguida para dar uma quebrada no ritmo com uma instrumental bem suave para depois voltar à psicodelia em A Montanha Mágica.

O disco segue com O Teatro dos Vampiros, talvez a música com mais “cara de Legião” e que tocou muito nas rádios. Na sequência temos Sereníssima e Vento no Litoral uma balada bonita, porém meio triste que também ficou nas paradas de sucesso por um bom tempo assim como O Mundo Anda Tão Complicado. Fecham o disco a ótima L’âge D’or, uma faixa bem Rock n’ Roll para quebrar um pouco o ritmo mais lento das anteriores e Come Share My Life, uma instrumental bem arrastada que parece até música de ninar em alguns momentos.

Considero esse disco como o auge da Legião, que já estava emplacando sucessos desde Que País É Esse e que vinha de outro ótimo álbum, o Quatro Estações, mas em V eles criaram uma sonoridade nunca vista no Rock Nacional criando uma sequência de músicas que se encaixam perfeitamente uma com a outra, para mim uma obra-prima! Item obrigatório na coleção de qualquer um!

Lista de músicas:
01. Love Song
02. Metal Contra as Nuvens
03. A Ordem dos Templários
04. A Montanha Mágica
05. O Teatro dos Vampiros
06. Sereníssima
07. Vento no Litoral
08. O Mundo Anda Tão Complicado
09. L’âge D’ór
10. Come Share My Life

Onde: N/A
Quanto: N/A

Capa do CD:

Nenhum comentário:

Postar um comentário