sábado, 14 de julho de 2012

Especial – Dia Mundial do Rock


Hoje é o Dia Mundial do Rock, o dia em que comemoramos o estilo musical que mudou o comportamento de uma geração, e se tornou sinônimo de diversão, estilo e rebeldia! A data de 13 julho foi definida como dia do rock após o Live Aid de 1985, mega show que contou com alguns dos maiores nomes do gênero em prol da fome na Africa.

História

O Rock veio do Blues americano, ritmo criado pelos escravos nas fazendas de algodão dos EUA no final do século XIX, início do XX. Após a evolução do Blues de Chicago com a entrada das guitarras elétricas o gênero foi se modificando e, junto com o R&B vindo das igrejas, se transformou no estilo que ficou marcado na voz e nos quadris de Elvis Presley no final da década de 50. Na época, o que Elvis fazia, nada mais era do que o mesmo Rock que já era tocado por músicos como Chuck Berry, Little Richard, Fats Domino, entre outros. A diferença é que Elvis era branco, na América racista dos anos 50, era praticamente proibido ouvir o que eles chamavam de “música de negros”.

Apesar de ser um ritmo originalmente americano, o Rock foi revolucionado por várias bandas inglesas a partir dos anos 60. Os Beatles e os Rolling Stones se tornaram as duas maiores bandas de todos os tempos, o Black Sabbath inventou o Heavy Metal que posteriormente foi re-inventado pelo que se chamou de New Wave of British Heavy Metal com bandas como Iron Maiden e Judas Priest. Não podemos esquecer dos precursores do progressivo, o Pink Floyd além do Deep Purple, The Who, Rainbow e do Led Zeppelin. Nos anos 70 teve início também na Inglaterra, o Punk Rock, com os Sex Pistols. Fazendo justiça aos americanos, eles nos deram grandes bandas também, como Doors, Beach Boys, Iron Butterfly, Janis Joplin, entre outros.

Os anos 80 ficaram marcados, além da já citada NWOBHM, do início do Trash Metal, versão ainda mais rápida e pesada do Heavy que estorou com bandas como Metallica, Slayer, Megadeth, Antrax e Testament. Outro estilo que bombou nessa década foi Hard Rock, ou Glam Metal, marcado por bandas como Poison, Skid Row, Motley Crüe, Bom Jovi e Guns n’ Roses. Outra banda que pode ser enquadrada nesse estilo é o KISS, que literalmente mudou a cara do Rock com seus figurinos e maquiagens bizarros, estampados em inúmeras camisetas e outros itens de merchandising espalhados pelo mundo. O Pop Rock também teve seu auge nessa época com U2, Prince e The Police.

A década seguinte foi revolucionada pelas bandas de Seattle com o grunge, criado por grupos como Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains, que transformaram o rock underground em sucesso mundial. Essa década também foi marcada pela “ressurreição” de alguns ícones como Ozzy Osbourne e seu No More Tears, o próprio Black Sabbath voltando com DIO no álbum Dehumanizer, o épico Black Album do Metallica e a obra-prima do Guns n’ Roses, os discos irmãos Use Your Illusion 1 e 2, formando um disco quádruplo recheado de hits. Outro estilo que começou a fazer sucesso nessa época foi o Metal Melódico com bandas como Dream Theater e Blind Guardian.

O século XXI começou para o Rock com o advento do Nu Metal, nova versão do Trash com incursões de outros estilos como Rap, o Hardcore e elementos até de música eletrônica, representada por Bandas como o Limp Bizkit, Linkin Park, System of a Down, Korn e Slipknot e outras um pouco mais Pop como Creed, Nickelback e o The Calling. Outro estilo que teve um breve período de sucesso nessa década foi o EMO, que nada mais é do que um Pop Rock com letras tristes e depressivas.

Rock no Brasil

O Rock nacional começou nos anos 60 com a Jovem Guarda, que eram basicamente os sucessos do Rock americano com versões em português. Eu considero o primeiro artista de rock genuinamente brasileiro o saudoso Raul Seixas, que foi o primeiro a mesclar o Rock com ritmos brasileiros, como o forró, fórmula que foi repetido posteriormente pelo Raimundos nos anos 90 e mais recentemente pela cantora baiana Pitty. Nos anos 70 tivemos bandas importantes como os Mutantes que lançou Rita Lee no cenário nacional, Made in Brazil e Patrulha do Espaço.

O boom do Rock brasileiro foi nos anos 80, quando, no auge da ditadura surgiram bandas como os Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana, Ultraje a Rigor e Capital Inicial com letras de protesto, atitudes de rebeldia e uma sonoridade diferente do Rock que se fazia no resto do mundo naquela época. Um divisor de águas nesse período foi o primeiro Rock in Rio, em 1985 onde pela primeira vez os artistas nacionais dividiram o palco com algumas das maiores estrelas do Rock mundial como Ozzy, Queen, Scorpions, AC/DC, Whitesnake, entre outros.

O Metal também teve vez no Brasil, tendo como bandas principais o Sepultura, com mais de 25 anos de estrada tocando um trash metal de qualidade e nos anos 90 lançou obras primorosas mesclando o Metal com ritmos brasileiros, até indígenas em discos como o Chaos A.D. e o Roots. O metal melódico teve seu ponto alto com o Angra, Dr. Sin, Shaman e mais recentemente o Almah.

Em resumo, o Rock é, para quem curte, muito mais que um estilo musical, e sim um estilo de vida! Para quem não gosta é um gênero que já foi morto e enterrado há muito tempo, mas que continua lotando estádios até hoje! Peço desculpas se não citei a banda preferida de alguém, mas se for falar de todos num único post vou precisar de outro Blog! Hoje é o dia de comemorarmos o bom e velho Rock n’ Roll e como diria Ronnie James Dio...WE ROCK!

Lista dos 10 maiores disco de Rock da história (na minha modesta opinião)

1.    Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band – The Beatles
2.    Vol. 4 – Black Sabbath
3.    Burn – Deep Purple
4.    Dark Side Of The Moon – Pink Floyd
5.    …And Justice For All – Metallica
6.    Use You Illusion I e II – Guns n’ Roses
7.    In-A-Gadda-da-Vida – Iron Butterfly
8.    Fear Of The Dark – Iron Maiden
9.    Back in Black – AC/DC
10.   Stripped – Rolling Stones



Um comentário: