sexta-feira, 15 de março de 2013

CD – Cream – The Best of (coletânea)


Mais um disco dos primórdios da carreira de Eric Clapton, dessa vez da fase posterior ao Yardbirds e ao John Mayall Bluesbrakers, quando Clapton formou, junto com Ginger Baker e Jack Bruce o Cream, que entre hits e clássicos do Blues e do Classic Rock se destacou com as faixas Sunshine Of Your Love e I Fell Free. A compilação apresenta 20 canções da banda com composições próprias e covers de Robert Johnson e Booker T. Jones.

O CD começa com Wrapping Paper, canção que remete ainda aos anos 50 num estilo meio jazz bem suave e agradável, diferente de I Feel Free que já demonstra um toque mais psicodélico lembrando em alguns momentos um tema do musical HAIR. N.S.U. vem a seguir seguindo a mesma linha da anterior enquanto Sweet Mine volta ao Rock mais tradicional da época  e I’m So Glad fica entre o Rock e o Country.

Spoonful já vem com um Blues bem tradicional com gaita e tudo seguida de Strange Brew, novamente um Rock suave com solos bem bluesísticos de Clapton e recheada de contratempos. A faixa seguinte é a consagrada Sunshine Of Your Love, que Clapton mantém até hoje em seu repertório. Tales of Brave Ulisses é uma balada psicodélica e SWLABR é um pouco mais pesada com destaque para a bateria.

Na segunda metade do disco temos We’re Going Wrong, uma ótima balada seguida de White Room com uma introdução imponente antes de entrar num Rock recheado de viradas de bateria. Seguem a mesma linha Sitting On Top Of The World, Politician e Those Were The Days até chegar num dos grandes clássicos do blues com Born Under a Bad Sign, num excelente versão da música de Albert King. Na sequência Desert Cities Of The Heart faz uma pausa no Blues que volta em seguida com o mega-clássico Crossroads, uma das canções mais regravadas do Gênero.

Fechando o CD temos balada country Anyone For Tennis e Badge, uma bela canção com uma levada mais swingada no começo entrando no blues do meio para o fim. Uma coletânea ideal para retratar o som da época e também para mostrar o som de Eric Clapton nos primórdios da carreira antes mesmo dos tempos do Yardbirds. Recomendo para os Claptonmaníacos e fãs do Blues em geral.

Lista de Músicas:

01 – Wrapping Paper
02 – I Feel Free
03 – N.S.U.
04 – Sweet Wine
05 – I’m So Glad
06 – Spoonful
07 – Strange Brew
08 – Sunshine Of Your Love
09 – Tales Of Brave Ulisses
10 – SWLABR
11 – We’re Going Wrong
12 – White Room
13 – Sitting On Top Of The World
14 – Politician
15 – Those Were The Days
16 – Born Under a Bad Sign
17 – Deserted Cities Of The Heart
18 – Crossroads
19 – Anyone For Tennis
20 – Badge

Onde: Saraiva Shop. Móoca Plaza
Quanto: R$21,90

Capa do CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário