terça-feira, 9 de julho de 2013

Especial CD/DVD - The Beatles – A Hard Day’s Night

Lançado há 49 anos, A Hard Day’s Night é o disco que lançou de vez os Beatles ao status de mitos do rock fazendo a Beatlemania explodir com os 4 rapazes de Liverpool estreando nas telas do cinema mundial. O disco foi lançado como trilha sonora para o filme de mesmo nome em 1964.

O Disco

O CD abre com a faixa título que começa com um acorde único de guitarra antes de entrar o vocal de John numa faixa rápida e alegre seguida de I Should Have Known Better que começa com John na gaita e segue num rock padrão da época com uma levada simples e competente. Na sequência, uma balada romântica com If I Fell e mai um rock bem animado com I’m Happy Just To Dance With You.

Outra bela balada aprece com And I Love Her, a primeira com o vocal de Paul, seguida de Tell Me Why, cantada quase inteiramente por todos, com John apenas fazendo alguns versos sozinho. Can’t Buy Me Love se tornou um dos grandes hits do disco é mostra como os Beatles podiam soar diferentes mesmo antes de começar suas experiências musicais.

O disco segue com Any Time At All, outra faixa simples mas bem executada assim como I’ll Cry Instead, um pouco mais puxada para o Country. Things We Said Today é uma faixa típica de Paul, alegre e romântica. Fechando o disco When I Get Home um rock até mais pesado em relação à maioria, You Can’t Do That é uma das minhas preferidas desse disco, e por último a balada I’ll Be Back, praticamente só com voz e violão. Mais um ótimo disco dos Beatles que tenho em CD e LP, que tem a capa na versão nacional antiga, com a moldura vermelha e o título “Os Reis do Iê-Iê-Iê” título do filme em português.

O Filme

Dirigido por Richard Lester, A Hard Day’s Night retrata como era o cotidiano da banda de uma maneira bem humorada e, é claro, recheada de músicas. Filmado ainda em p/b, o filme tem uma ótima fotografia e mostra os integrantes bem à vontade na tela considerando que era sua primeira experiência cinematográfica. Foi durante as filmagens de A Hard Day’s Night que George conheceu sua primeira esposa, Patty Boyd, que participou do filme.

O filme tem várias cenas divertidas como a de John na banheira cheia de espuma ou a que ele finge não ser ele mesmo quando é reconhecido por uma fã. Em outra cena engraçada em que os 4 fogem da multidão de fãs histéricas e se escondem em cabines telefônicas deixando que todas passem por eles despercebidos! Outros momentos curiosos ficam por conta do ator que faz o papel do tio misterioso de Paul, que vive arrumando confusões. Esse foi o 1º filme dos Beatles que depois ainda fizeram Help, o desenho animado Yellow Submarino e o polêmico e psicodélico Magical Mistery Tour. Recomendo para os fãs!


Lista de músicas:
01 – A Hard Days Night
02 – I Should Have Know Better
03 – If I Fell
04 – I’m Happy Just to Dance
05 – And I Love Her
06 – Tell Me Why
07 – Can’t Buy Me Love
08 – Any Time At All
09 – I’ll Cry Instead
10 – Things We Said Today
11 – When I Get Home
12 – You Can’t Do That
13 – I’ll Be Back
*Bonus track
15 – Mini Documentário (Quicktime)

Onde: Submarino / Saraiva

Quanto: R$9,90 (CD) e R$29,90 (DVD)

Capa do disco
Capa do disco nacional
Capa do DVD
Pôster do filme



Nenhum comentário:

Postar um comentário