segunda-feira, 16 de setembro de 2013

CD – Blues Etílicos – Dente de Ouro

Já falei aqui no blog anteriormente do disco solo do gaitista Flávio Guimarães, Little Blues, e hoje falo de um dos melhores discos da sua banda, o Blues Etílicos, chamado Dente de Ouro. Esse é o quinto trabalho da banda carioca que foi um dos grandes nomes do Blues nacional na década de 90. Dente de Ouro segue um pouco a linha do disco anterior, o igualmente bom Salamandra, só que desta vez mesclando um pouco mais com os ritmos brasileiros.

Abrimos o disco com It’s My Soul, um blues bem moderno cantado em inglês bem swingado seguido por O Sol Também Me Levanta, cheio de slide guitar e com uma letra falando da ressaca e suas consequências. Cachorrada é um instrumental competente com um toque de R&B graças ao acompanhamento de metais antecendo a faixa que da nome ao disco. Dente de Ouro, é uma letra cantada em rodas de capoeira que ganhou uma versão inusitada na junção do Berimbau com o violão e a gaita, uma das melhores (senão a melhor) músicas do disco!

Dromedário é outra instrumental com uma levada meio funk na guitarra abusando do Wah-Wah e um solo maravilhoso de gaita de Guimarães seguida de Misty Mountain, uma viagem psicodélica numa linda balada cantada em inglês.  Texas Frogs é mais uma faixa instrumental, mais rápida e num estilo um pouco mais rock enquanto It Ain’t Easy já volta para o blues mais tradicional, novamente em inglês.

O disco segue excelente com Willian’s Influence, mais uma faixa instrumental, dessa vez com pitadas de Jazz antecedendo a uma versão de Canceriano Sem Lar, de Raul Seixas mais uma vez abusando do slide. Albert’s Mix é um take de apenas de 53 segundos servindo de introdução para Águas Barrentas referência ao apelido de McKingley Morganfield, o glorioso Muddy Waters. Mambo Chutney, como o próprio nome diz, é uma referência à música latina, também instrumental.

Fechando o disco, mais 4 faixas excelentes com Liberdade, mais uma com letra cantada em português, Elefante, mais uma curto take instrumental, Cerveja, blues bem swingado falando da bebida preferida dos preferidos e por último, Little Martha a última instrumental com um blues acústico e mais um show à parte do gaitista Flávio Guimarães.

Um dos grandes discos do Blues nacional, na melhor fase do Blues Etílicos, que depois de um tempo deu uma sumida do cenário musical, gravando apenas mais 2 discos. Ao todo são 17 faixas com diversas influências mas com uma qualidade musical que impressiona. De qualquer forma, se você aprecia o gênero, e não tem preconceito de ouvi-lo mesclado com outros estilos, vale a pena dar uma garimpada para encontrar esse disco. Recomendo!

Lista de músicas:
01. It’s My Soul
02. O Sol Também Me Levanta
03. Cachorrada
04. Dente de Ouro
05. Dromedário
06. Misty Mountain
07. Texas Frogs
08. It Ain’t Easy
09. Willian’s Influence
10. Canceriano Sem Lar
11. Albert’s Mix
12. Aguas Barrentas
13. Mambo Chutney
14. Liberdade
15. Elefante
16. Cerveja
17. Little Martha

Onde: N/A

Quanto: N/A

Capa do CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário