domingo, 25 de março de 2012

CD – It’s Only Blues, But I Like It – Coletânea

Sempre que encontro coletâneas bacanas de clássicos do Rock e do Blues gosto de comprá-las, mesmo tendo uma ou outra música repetida sempre tem versões interessantes e também porque normalmente são discos bem baratos. No caso desta, que comprei numa loja de CDs por atacado no centro, por exemplo, apesar do repertório não ter muitas novidades, achei a qualidade do som muito boa considerando que muitas gravações são antigas e em outros discos o som não é dos melhores.

A seleção de artistas não poderia ser melhor, B.B. King, John Lee Hooker, Muddy Waters, Buddy Guy, entre outros mestres estão presentes com canções pra lá de conhecidas para quem conhece o gênero. Algumas faixas são históricas, como Louise, do Yardbirds que na época contava com nada menos que Eric Clapton, Jimmy Page e Jeff Beck e (I’m Your) Hoochie Coochie Man de Muddy Waters, uma das músicas mais regravadas da história do Blues tendo sido regravadas por vários artistas entre eles o próprio Clapton (no disco From the Cradle, de 1994) e pelo gaitista brasileiro Flávio Guimarães.

O disco é muito fácil de escutar, a seleção das músicas e a ordem em que são tocadas dá uma dinâmica bem interessante alternando vários estilos dentro do Blues com canções mais calmas e arrastadas e outras mais rápidas que são quase Rock, como a longa Red House de Jimmy Hendrix. As mulheres ganham espaço na ótima I’m a Little Mixed Up de Koko Taylor e os gaitistas também aparecem constantemente, como não poderia deixar de ser num disco de Blues.

Para quem conhece (e gosta) do gênero, é um prato cheio, para quem ainda não é muito familiarizado com o estilo, mas tem curiosidade de ouvir, é um ótimo começo, já que o repertório traz o que há de melhor do Blues clássico americano, de New Orleans a Chicago! Recomendado a todos!

Lista de músicas:
01 – Recession Blues (BB King)
02 – Baby, Please Don’t Go (John Lee Hooker)
03 – Red House (Jimmy Hendrix)
04 – Bad Luck Blues (Albert King)
05 – I’m Your Witch Doctor (John Mayall’s Bluesbrakers)
06 – Louise (Yardbirds)
07 – Hoochie Coochie Man (Muddy Waters)
08 – Going Home (Buddy Guy)
09 – 44 Blues (Memphis Slim)
10 – Somebody in my Home (Howlin Wolf)
11 – I’m a Little Mixed Up (Koko Taylor)
12 – Jaqueline (Big Bill Broonzy)
13 – Don’t Start me Talking (Sonny Boy Willianson)
14 – Glory Be (Lightnin Hopkins)
15 – I Can’t Stop, Baby (Otis Rush)

Onde: A Universal Discos – Av. Ipiranga, 1142 – Centro, SP
Quanto: R$7,90 

Capa do CD:

3 comentários:

  1. Grande P.O.!
    Sem dúvida o elenco é dos melhores nesse gênero, e o repertório tem bons hits.
    Bom custo-benefício pelo que entendi.
    Mandou bem!
    Abraço.
    "Tamojunto"!
    :)
    < / >.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu comprei essa coletânea tem mais de 5 anos, sempre curti demais, principalmente ''Going Home'' com Buddy Guy... mas nunca achei ela na discografia dele, nem letra, nada no youtube. Tem alguma dica sobre como achar outra versão dela?? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flá,

      Nos discos que tenho do B. Guy tbm não tem essa música. Essas gravações são antigas, e às vzs aparecem apenas em coletâneas especiais como essa. Na iTunes Store tem bastante coisa dele disponivel, talvez com uma boa pesquise vc encontre algo por lá. Espero que a dica ajude.
      Obrigado pela mensagem e continue nos seguindo!
      Abs
      Paulo

      Excluir