terça-feira, 13 de agosto de 2013

CD – John Lennon – Rock n’ Roll

Esse disco solo de John Lennon surgiu de um processo judicial movido contra ele por um cidadão chamado Morris Levy, que detinha os direitos autorais de músicas de vários artistas, entre eles Chuck Berry. Alegando que a música Come Together dos Beatles era plágio, Levy processou John, que entrou em acordo e lançou um disco de covers, incluindo outras músicas do catálogo de Levy em seu álbum. Ao todo, são 13 clássicos do rock contemplando outros grandes nomes do gênero além do próprio Berry como Buddy Holly e Gene Vicent.


O disco abre com Be-Bop-A-Lula, de Gene Vicent, uma das primeiras músicas que John tocou com os Quarry Men, sua primeira banda em Liverpool que tocava Skiffle, mistura de rock e country. Na sequência Stand By Me, virou um dos sucessos da carreira solo de Lennon aparecendo em inúmeras coletâneas ao longo dos anos, seguida de um medley das músicas Rip It Up e Ready Teddy, antes da polêmica You Can’t Catch Me, de Chuck Berry, motivo principal da gravação do disco. E reparando bem, as músicas são bem semelhantes em alguns momentos.

Ain’t That A Shame é mais um rock clássico que ficou conhecido com Fats Domino enquanto Do You Want To Dance sai um pouco do estilo numa versão um pouco mais swingada, puxada para o Reggae! Outra música de Chuck Berry presente no disco vem a seguir com Sweet Little Sixteen, numa versão recheada de metais meio R&B. Slippin’ And Slidin’ volta aos estilo do rock dos anos 50 assim como Peggy Sue, de um dos ídolos de John, Buddy Holly.

Fechando o disco temos outro medley com Bring It On Home e Send Me Some Lovin’ numa versão bem blues, Bony Moronie, essa um pouco mais pesada e lenta, o rock básico de Ya Ya e por último Just Because, uma balada melosa no melhor estilo dos “bailinhos” de antigamente, onde os rapazes convidavam as garotas para dançarem de rosto colado.

Um disco diferente dos que John lançou em sua carreira, mostrando suas origens e as influências musicais que fizeram dele um dos maiores nomes do Rock de todos os tempos. Detalhe para a capa, com uma foto antiga de John numa das viagens dos Beatles a Hamburgo, tirada por Astrid Kircherr, namorada do ex-Beatle e amigo de Lennon, Stuart Shutcliffe. Vale a pena ouvir com atenção, e se você for Beatlemaníaco (ou Lennonmaníaco) não pode deixar de ter na sua coleção!

Lista de músicas:
01. Be-Bop-A-Lula
02. Stand By Me
03. Rip It Up/Ready Teddy
04. You Can’t Catch Me
05. Ain’t That A Shame
06. Do You Want To Dance
07. Sweet Little Sixteen
08. Slippin’ And Slidin’
09. Peggy Sue
10. Bring It On Home/Send Me Some Lovin’
11. Bony Moronie
12. Ya Ya
13. Just Because

Onde: N/A

Quanto: N/A

Capa do CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário