terça-feira, 26 de novembro de 2013

CD – Pink Floyd – The Dark Side Of The Moon

Considerado um dos melhores discos de rock de todos os tempos, e um marcos dos anos 70, The Dark Side Of The Moon é o maior sucesso do Pink Floyd, juntamente com The Wall. Um disco conceitual em que todas as músicas se completam numa sequência que termina de forma apoteótica na faixa final Eclipse. Desse disco saíram 2 grandes sucessos da banda, Time e Money.

O disco começa com o falatório de Speak To Me, que serve de introdução para Breath, uma linda balada psicodélica que começa com um solo que faz você pensar que está numa ilha no Hawaii até a entrada do vocal sempre com os solos de fundo. On The Run também começa cheia de efeitos com um barulho que parece que atravessa seu cérebro, principalmente se ouvida com fones de ouvido e assim vai até o fim quando emenda na conhecidíssima Time, um dos hits do CD com seus despertadores e mais de 7 minutos de duração!

Seguimos com The Great Gig In The Sky, mais uma faixa que começa lenta com um belo solo e uma voz declamando um poema antes de entrar uma bela voz feminina fazendo uma espécie solo vocal acompanhada por instrumental psicodélico de órgão, guitarra e bateria ao fundo seguida por Money, outro grande sucesso desse disco e sua levada mais funkeada. Us And Them é a música mais longo do CD com quase 8 minutos de duração numa balada com direito a Sax e tudo o mais!

Por fim temos mais 3 músicas que fecham esse registro histórico com Any Colour You Like, outra faixa bem psicodélica, Brain Damage com uma levada mais rápida e alegre cujo refrão fala de um Lunático e finalizando com a épica Eclipse em um final apoteótico que traz um clímax que resume bem o disco, que mais parece uma ópera, onde todos os Atos (ou músicas) são interligados e se completam em uma única peça musical!

Realmente esse é um disco acima da média e merece todos os títulos que tem. Uma das muitas curiosidades que dizem sobre ele, é que se você escutá-lo enquanto assiste o filme O Mágico de Oz, as músicas se encaixam perfeitamente com as imagens. Nunca tive paciência para fazer o teste, mas se alguém quiser tirar a prova, fique à vontade. De qualquer forma, é um dos melhores discos de todos os tempos, item obrigatório em qualquer coleção!

Lista de músicas:                            
01. Speak To Me/Breathe
02. On The Run
03. Time
04. The Great Gig In The Sky
05. Money
06. Us And Them
07. Any Colour You Like
08. Brain Damage
09. Eclipse

Onde: Lojas Americanas

Quanto: R$14,90

Capa do CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário