terça-feira, 5 de novembro de 2013

Especial CD – Guns N’ Roses – Use Your Illusion (Parte 1)

Um dos marcos do Hard Rock da década de 90, os álbuns Use Your Illusion partes I e II do Guns n’ Roses marcaram época com 2 LPs duplos repletos de músicas dos mais variados estilos e muitas delas se tornaram grandes sucessos sendo tocadas até hoje, mesmo com a formação atual não tendo (quase) nada a ver com a da época em que foram gravados. Das 30 faixas contidas nos 2 discos, destacam-se as duas versões de Don’t Cry, as covers (Live And Let Die e Knockin’ On Heaven’s Door), Civil War e o grande hit You Could Mine, imortalizado na trilha sonora do filme Exterminador do Futuro 2, com o próprio Arnold Schwarzenegger como protagonista do videoclipe. Esse disco também marca algumas mudanças na formação da banda com as entradas de Matt Sorum (bt) no lugar de Steven Adler e Dizzy Reed efetivado nos teclados. Para não deixar o texto muito longo vou dividi-lo em 2, um para cada disco.

Disco 1

O primeiro CD começa a todo o vapor com Right Next Door To Hell num ritmo alucinante da guitarra e da bateria que fica ainda mais rápido com a entrada do vocal de Axl com 3 minutos de puro Hard Rock! Na sequência uma batida mais lenta e cadenciada para Dust N’ Bones seguida da 1ª das covers citadas acima com Live And Let Die de Paul McCartney. A versão “oficial” de Don’t Cry com a letra que ficou mais conhecida e também ganhou videoclipe aparece em seguida acompanhada de outro hard rock super rápido com Perfect Crime.

O disco segue com You Ain’t The First, baladinha acústica de apenas 2 minutos praticamente só com voz e violão seguida por uma das minhas músicas preferidas dos 2 discos, Bad Obsession. Com um introdução tocada na gaita por Teddy Adriates (o principal motivo por ser uma das minhas favoritas), a música mistura o Hard Rock com o blues já que tem também uma levada no piano e um vocal não tão agudo de Axl como de costume. Back Off Bitch segue a linha do hard rápido após uma introdução mais melódica da guitarra de Slash e Double Talkin’ Jive lembra um pouco a sonoridade dos tempos do Apetite.

A faixa seguinte é uma das mais emblemáticas do disco e outra que teve um clipe muito tocado na época com a balada épica de November Rain e seus quase 9 minutos de melodia e drama que ficava ainda mais forte com as imagens do vídeo! Depois, duas músicas com o tema “Jardim” com The Garden e Garden Of Eden. Se ambas são parecidas no título, não se pode dizer o mesmo sobre as músicas, já que a primeira é uma balada mais lenta e cadenciada e a outra parece ter sido acelerada ao extremo (como nas imagens do clipe).

Fechando o disco 1 temos ainda Don’t Dawm Me com uma levada parecida com a de You Could Be Mine, Bad Apples outro Hard bem executado assim como Dead Horse, que começa lenta na voz de Axl até a entrada triunfal dos outros instrumentos. Por último, Coma dá um mais um toque de dramaticidade com uma epopeia pesada de mais de 10 minutos comandada por Slash e com a voz de Axl cheia de distorção além de outros efeitos de mixagem. Sem dúvida uma das melhores do disco. (Continua no próximo post)


Lista de músicas:
Disco 1
01 – Right Next Door To Hell
02 – Dust N’ Bones
03 – Live And Let Die
04 – Don’t Cry (original)
05 – Perfect Crime
06 – You Ain’t The First
07 – Bad Obsession
08 – Back Off Bitch
09 – Double Talkin’ Jive
10 – November Rain
11 – The Garden
12 – Garden Of Eden
13 – Don’t Damn Me
14 – Bad Apples
15 – Dead Horse

16 - Coma

Capa do CD


Nenhum comentário:

Postar um comentário