sexta-feira, 13 de abril de 2012

Especial – LP - Black Sabbath

Lançado em 13 de fevereiro de 1970, o primeiro disco do Black Sabbath é considerado o marco inicial do Heavy Metal. Gravado em apenas 2 dias numa mesa de 8 canais pelo 4 amigos de Birmingham Tony Iommi, Geezer Butler, Bill Ward e Ozzy Osbourne, “Black Sabbath” é um disco que me acompanha desde a infância e nada mais propício do que falar sobre ele numa outra sexta-feira 13.

Após alguns meses experimentando sonoridades diferentes tocando Rock e Blues, os integrantes da então chamada Earth resolveram que queriam fazer um som que assustasse as pessoas como nos filmes de terror de Boris Karllof, de onde foi tirado posteriormente o novo nome da banda, do disco e da primeira faixa. Graças à falta da ponta dos 2 dedos da mão direita do canhoto guitarrista Tony Iommi, o que o obrigou a criar um técnica diferente e tocando um tom abaixo do que era o normal da época, criou-se o som que é copiado até hoje por inúmeras bandas.

O clima não poderia ser mais macabro, chuva, trovões e um badalar de sino criam a atmosfera macabra para entrar o riff lento de 3 acordes que anunciam a chegada do Sabbath na voz de Ozzy, que soa como um anjo das trevas cantando versos apocalípticos, causando arrepios na espinha de qualquer um. Em seguida, The Wizard abre com Ozzy na gaita fazendo a introdução e depois acompanhando o riffe de Iommi até a entrada do vocal numa faixa mais rápida e pesada, seguida por Behind the Wall of Sleep com uma batida forte e solos quase Blues em alguns momentos.

N.I.B. abre com um pequeno solo de baixo de Geezer para depois entra com mais um dos riffs geniais de Tony Iommi e um “Oh yeah” de Ozzy antes de cada estrofe, um refrão mais lento e volta para o riff alternando assim até o final.

Abrindo o lado B, temos Evil Woman uma música que , apesar de cover, é tocada já no estilo do Sabbath seguida pela macabra Sleeping Village, com dedilhado de violão e um vocal melancólico de Ozzy que depois emenda numa sequência de solos de guitarra de The Warning que alternam momentos pesados com levadas jazzísitcas com Geezer Butler e Bill Ward mostrando muita versatilidade e lembrando ainda os tempos em que a banda ainda se chamava Earth, com direito ainda a alguns trechos vocais no início e no fim da música. Em algumas versões do CD ainda consta a faixa Wicked World (o meu LP não inclui essa faixa e a primera versão que tive do CD da Castle também não tinha, só tenho no lançado pela Abril Music ). 

Esse disco nem dá para dizer que eu recomendo, é um item obrigatório na coleção de qualquer roqueiro!

Lista de músicas:
Lado A
01 – Black Sabbath
02 – The Wizard
03 – Behind the Wall of Sleep
04 – N.I.B.
Lado B
05 – Evil Woman
06 – Sleeping Village
07 – The Warning
08 – Wicked World (apenas no CD)

Onde: N/A
Quanto: N/A

Capa do CD/LP

Poster do Filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário