terça-feira, 7 de agosto de 2012

Especial Livros – The Beatles – A Biografia


No meu segundo post sobre livros, vou falar dessa biografia que acredito ser a mais completa publicada até hoje sobre os 4 rapazes de Liverpool. The Beatles - A Biografia, de Bob Spitz, é um relato minucioso e detalhado não só sobre a carreira, mas principalmente sobre a vida dos Beatles.

O livro começa contando um pouco sobre a história das famílias Lennon, McCartney, Harrison e Starkey, como eles se estabeleceram na cidade portuária banhada pelo rio Mersey e como se desenrolaram suas vidas cheias de percalços e limitações. Detalhes sobre a saúde debilitada de Ringo e as crises familiares de John com a mãe, passando pela morte da mãe de Paul e outros fatos que marcaram suas vidas antes mesmo de se conhecerem, o que também é narrado em detalhes muito bem pesquisados pelo autor.

O início de carreira da banda também é muito bem retratado contando os desafios que os jovens tinham que enfrentar para formar uma banda e conseguir onde tocar naquela época. Para se ter uma ideia, quando chega o momento de contar a ida de Ringo para os Beatles, o livro já passa da página 200! Outra fase muito bem explorada são as turnês por Hamburgo na Alemanha de onde George chegou a ser deportado por ser menor de idade e estar tocando em clubes noturnos.

Para quem gosta de saber detalhes das gravações o livro também é um prato cheio! Todos os discos estão lá descritos como eram os ensaios e as sessões de gravação de cada um, todas as experiências sonoras idealizadas pelo grupo e realizadas com a produção brilhante de George Martin, além de contar como foram compostas algumas das músicas mais importantes do século XX.

Muitos conflitos são expostos de uma maneira como eu nunca tinha visto antes, mesmo conhecendo bem a história deles principalmente pelo que é mostrado na série Anthology. As brigas entre John e Paul e a concorrência entre eles dentro da banda, problemas de relacionamento entre John e o empresário Brian Epstein, frequentemente humilhado por Lennon por sua condição homossexual, as poucas chances dadas para as composições de George no início da banda, entre outros.

Fica nítido quando se lê o livro que o fim da banda estava fadado a acontecer antes mesmo da aparição de Yoko, tida por muitos como a principal responsável pela dissolução do grupo. Após a morte de Epstein, os Beatles tentaram eles mesmos gerenciarem a carreira, o que culminou entre outras coisas na criação da Apple, porém, como nenhum deles eram homens de negócios e não faziam muita ideia de como Brian Epstein gerenciava tudo, isso acabou se tornando uma bola de neve que serviu apenas para piorar o relacionamento entre os quatro que já não era dos melhores depois de tantos anos de convivência.

As drogas são um capítulo à parte, desde as “bolinhas” estimulantes dos tempos de Hamburgo até o abuso de heroína de John nos últimos dias da banda passando pelo período lisérgico da fase psicodélica do grupo está tudo relatado.

Ao todo o livro tem mais de 900 páginas, motivo pelo qual considero este o mais completo de todos sobre a banda. Não é para qualquer um ler, tem que ser realmente fanático (como eu) para querer saber tantos detalhes, mas de qualquer é um documento importante sobre a maior banda de todos os tempos. Recomendadíssimo!

Onde: Submarino.com
Quanto: R$49,90 (promoção do dia)
Editora Larousse Brasil

Capa do Livro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário