quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CD – Legião Urbana – Uma Outra Estação


Último disco de estúdio da Legião Urbana lançado em 1997 após a morte Renato Russo e que na verdade são “sobras” das gravações do disco anterior A Tempestade, que a banda gostaria que fosse um disco duplo, desejo que foi recusado pela gravadora. Alguns arranjos foram terminados após a morte de Renato por Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá. Ao todo são 15 faixas que encerram o ciclo da Legião como banda já que após a morte do vocalista o grupo oficialmente encerrou suas atividades.

A faixa de abertura, Riding Song, é bem interessante com uma apresentação dos integrantes (inclusive o ex-baixista Renato Rocha) puxada de uma entrevista da época do álbum DOIS, lá pelos idos dos anos 80. A faixa seguinte, que dá nome ao disco tem um vocal bem suave de Renato e um acompanhamento de violão, bateria e piano bem diferente dos padrões da banda. Na sequência vem As Flores do Mal, baladinha bem romântica e La Maison Dieu, faixa pesada e climática com direito a solo de gaita feito por Dado e que caberia muito bem no disco V.

Clarisse é uma balada longa e triste com apenas voz, violão e teclado que conta a história de uma garota depressiva que se auto-inflinge com um canivete antes de tentar o suicídio. Na sequência a instrumental Schubert Landler, A Tempestade, voltando ao rock mais tradicional, High Noon, outra instrumental estilo Valsa e Comédia Romântica que é quase um Country-Rock.

Dado Viciado, ao contrário do que muitos imaginam, não se trata do guitarrista e sim de um primo de Renato que teve problemas com drogas inclusive tendo uma observação no encarte do disco dizendo que o personagem da música NÃO é Dado Villa Lobos. Marcianos Invadem a Terra é outra balada bem tranquila apenas com voz e violão seguida de Antes das Seis, talvez a música que ficou mais famosa do disco.

Fecham o disco Mariane, homenagem à uma antiga namorada de Renato Russo e cantada totalmente em inglês, Sagrado Coração que apesar de ter a letra no encarte não tem o vocal de Renato (outra observação que consta do livreto) ficando apenas o instrumental tocado por Dado e Bonfá e por último Travessia do Eixão, única música do disco que não foi composta pela banda sendo creditada a Nonato Veras e Nicolas Behr.

Consegui encontrar essa ainda na versão antiga, com caixa de acrílico e o encarte completo, diferente das últimas edições, uma em Digipack sem encarte e a mais recente num formato “livro”, aí sim com todas as informações. Um disco póstumo que marca a despedida de Renato Russo e sua Legião Urbana, que até hoje encanta muitos fãs pelo Brasil. Item obrigatório aos fãs de rock nacional!

Lista de músicas:
Disco I
01 – Riding Song
02 – Uma Outra Estação
03 – As Flores do Mal
04 – La Maison Dieu
05 – Clarisse
06 – Schubert Landler
07 – A Tempestade
08 – High Noon (do not forsake me)
09 – Comédia Romântica
10 – Dado Viciado
11 – Marcianos Invadem a Terra
12 – Antes das Seis
13 – Mariane
14 – Sagrado Coração
15 – Travessia do Eixão

Onde: Americanas Express, Saúde - Rua Elisa Silveira, 57 (posto Ipiranga Abrãao de Morais)
Quanto: R$9,90 

Capa do CD
Renato Russo (Renato Manfredini Junior) - 1960 - 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário