segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Especial LP – Titãs – Titãs


No último final de semana ocorreu o show comemorativo aos 30 anos de carreira da banda paulistana Titãs. Em homenagem a esse aniversário tão especial, o post de hoje é dedicado ao primeiro disco da banda, lançado em 1984 com clássicos como Sonífera Ilha e as primeiras versão de Marvin e Go Back. Nesse disco o baterista foi André Jung, que posteriormente trocaria de posto com Charles Gavin indo para o Ira! com Gavin assumindo as baquetas dos Titãs a partir do disco seguinte, Televisão.
                                              
O Lado A começa com Sonífera Ilha, primeiro hit da banda com sua levada de guitarra quase funk e um refrão super fácil para emendar na 1ª versão de Marvin, bem diferente da que fez sucesso anos depois no disco Go Back de 1988. Segue o lado com Babi Índio e sua introdução “Babi Índio Enjoy Selva Coca-Cola", Go Back, também em outra versão da que saiu no álbum homônimo já citado e fechando com a descontraída Pule.

Já no Lado B temos outro hit com o reggae de Querem Meu Sangue, parceria de Nando Reis e Jimmy Cliff, que no acústico fez uma participação especial nessa música. Na sequência Mulher Robot, abusando dos efeitos de teclado para dar um toque mais high tech na música e a balada Demais, bem lenta e romântica e Toda Cor, que foi outra faixa que se tornou hit da época. Para encerrar, uma versão em português muito bem humorada de The Ballad of John & Yoko dos Beatles trocando o refrão  e por último Seu Interesse, cuja letra brinca com o assédio após o sucesso.

Ótimo LP, principalmente por se tratar de um disco de estreia, dá para notar uma sonoridade diferente e que a banda, até por sua exótica formação de 8 integrantes seria um grande sucesso! Comprei esse disco há mais de 20 anos, portanto não tenho como lembrar, nem onde, nem por quanto, muito menos qual era a moeda da época, de qualquer forma ainda é possível encontrá-lo em CD no site da Americanas. Parabéns Titãs pelos 30 anos de sucesso e muito Rock n’ Roll!

Lista de músicas:
Lado A
01 – Sonífera Ilha
02 – Marvin
03 – Babi Índio
04 – Go Back
05 – Pule
Lado B
06 – Querem Meu Sangue
07 – Mulher Robot
08 – Demais
09 – Toda Cor
10 – Balada Para John & Yoko
11 – Seu Interesse
                               
Onde: N/A
Quanto: N/A (R$24,90 na Americanas.com)

Capa do LP

Nenhum comentário:

Postar um comentário