quarta-feira, 8 de maio de 2013

CD - The Beatles – Let It Be/Let It Be… Naked


Último disco dos Beatles a ser lançado, mas que foi gravado antes do Abbey Road, Let It Be é talvez o disco mais polêmico dos Beatles, principalmente no que se refere à produção do álbum, deixada a cargo de Phil Spector, precursor do Wall of Sound, e não de George Martin como nos discos anteriores.  Aparentemente, John Lennon não estava satisfeito com a produção de Martin e exigiu outro produtor, em parte também para contrariar Paul McCartney que gostaria que o disco fosse lançado como fora gravado, ao vivo e sem maiores efeitos posteriores.

Let It Be

Abrindo com Two Of Us após uma breve introdução de John, o disco começa alegre com essa canção acústica seguida de Dig A Pony, uma balada de John meio puxada para o Blues antecendendo Across The Universe, outra balada, dessa vez de George, mantendo suas influências indianas citadas no refão “Dai Guru Deva” e com um belo acompanhando orquestrado de fundo. I Me Mine é outra música de George no disco, dessa vez sem referências indianas, apenas um rock clássico dos Beatles dessa fase.

Dig It é um trecho de 50 segundos de John cantando sobre a BBC, Doris Day, entre outros servindo de introdução para a faixa título. Let It Be, balada de Paul com ele cantando e tocando piano se tornou um dos hinos do Beatles e talvez o último grande sucesso comercial da banda. Maggie Mae é outra faixa curta, ao estilo de Dig It aparecendo antes de I’ve Got a Feeling, ótima música de Paul. Na sequência One After 909, um rock mais ao estilo dos anos 50 de John.

Fechando o disco, The Long And Winding Road, outra balada de Paul no mesmo estilo de Let It Be mas sem o mesmo brilho, For You Blue, ótimo Blues de George com direito até a guitarra com slide e por último Get Back, também de Paul com a participação especial de Billy Preston nos teclados e uma das melhores músicas do disco. Não considero esse um dos melhores discos da banda, talvez pelo momento pelo qual estavam passando na época devido às brigas internas, mas tem seus momentos. A polêmica sobre a produção tentou ser corrigida com o lançamento da versão “Naked” já nos anos 2000.

Let It Be... Naked

Como o próprio nome diz, Let It Be… Naked é a versão do disco da forma que Paul gostaria que fosse inicialmente lançado sem uma produção muito minuciosa, mostrando apenas os 4 (e Billy Preston) tocando as canções ao vivo no estúdio. De cara, vemos algumas mudanças no set list como a exclusão das curtas Dig It e Maggie Mae, e a inclusão de Don’t Let Me Down, música que ficou famosa pela interpretação deles no telhado do Abbey Road Studios, no que é considerado o último “show” dos Beatles.

Dá para perceber que a sonoridade das músicas está mais rústica realmente como no caso de Get Back, que abre essa versão do disco. Em outras faixas, a diferença não é tão perceptível assim, caso de Dig A Pony, que vem em seguida. For You Blue por sua vez, ganhou uma versão mais acústica e quase jazzística. Todas as orquestrações e corais adicionados por Phil Spector também foram retirados, como se pode ouvir em The Long And Winding Road, por exemplo.

Nas outras faixas, dá para notar que os instrumentos, principalmente guitarras e piano foram ressaltados para dar mais brilho às músicas como Two Of Us, I’ve Got A Feeling e One After 909. Don’t Let Me Down, que tinha ficado de fora da versão original é o destaque do disco com John nos vocais e Billy Preston no teclado com os backings a cargo de Paul e George é a faixa que faz valer o disco.

I Me Mine, Across The Universe e Let It Be fecham o CD com a primeira apresentando pouca diferença em relação à original, a segunda já com o vocal bem acentuado e quase distorcido da voz de George e sem orquestra, assim como a terceira, que nessa versão ficou basicamente com a voz de Paul e o piano, além dos backings originais de John e George e a bateria simples de Ringo. Essa versão foi recentemente relançada em formato digital na iTunes Store juntamente com os vídeos de Don’t Let Me Down e Get Back, que podem ser adquiridos separadamente por menos de US$2 cada.


Lista de músicas:
01 – Two Of Us
02 – Dig A Pony
03 – Across The Universe
04 – I Me Mine
05 – Dig It
06 – Let It Be
07 – Maggie Mae
08 – I’ve Got A Feeling
09 – One After 909
10 – The Long And Winding Road
11 – For You Blue
12 – Get Back

Onde: Submarino
Quanto: R$9,90

… Naked
01 – Get Back
02 – Dig A Pony
03 – For You Blue
04 – The Long And Winding Road
05 – Two Of Us
06 – I’ve Got A Feeling
07 – One After 909
08 – Don’t Let Me Down
09 – I Me Mine
10 – Across The Universe
11 – Let It Be

Onde: N/A
Quanto: N/A

Capas
Let It Be
Let I Be... Naked


Nenhum comentário:

Postar um comentário