terça-feira, 21 de maio de 2013

CD – Rolling Stones – Stripped


Na década de 90, os Rolling Stones resolveram fazer uma turnê diferente, trocando os grandes estádios por pequenos clubes e casas de shows para resgatar suas origens do início da carreira tocando blues em pequenos pubs ingleses. O resultado disso foi excelente disco Stripped de 1995, que além de alguns grandes sucessos dos Stones, como Wild Horses e Street Fighting Man, conta também com uma versão da clássica Like A Rolling Stone de Bob Dylan. As gravações desse disco foram tiradas de shows na Holanda e na França e alguns ensaios no Japão e em Portugal.

Abrindo o CD temos Street Fighting Man numa versão aparentemente acústica pelo modo como soam as guitarras (ou violões) emendada na já citada Like A Rolling Stone de Dylan, onde Jagger além do excelente vocal também destrói na gaita num solo maravilhoso. Not Fade Away começa na percussão antes de entrarem os violões e a gaita fazendo a introdução com a bateria apenas na escova no melhor estilo Jazz de Charlie Watts ficando assim até o final enquanto Shine A Light traz uma levada um pouco mais Gospel com acompanhamento no piano e o backing vocal sempre competente de Lisa Fischer.

O CD segue com The Spider And The Fly, um Blues bem tradicional com a batida tradicional do gênero em 12 compassos e mais um show de gaita de Jagger antecedendo I’m Free, música que fez muito sucesso com o Soup Dragons nos anos 90. Outro grande sucesso da banda que aparece na sequência é Wild Horses numa versão ainda mais lenta e arrastada que a original seguida por Let It Bleed, essa já com um andamento mais rápido e alegre numa pegada muito parecida com a da faixa seguinte, Dead Flowers.

O disco dá outra baixada no ritmo com as baladas Slipping Away e a clássica Angie, além do ótimo Blues de Love In Vain, com destaque para a slide guitar de Ronnie Wood dando um ar ainda mais melancólico para a música. Fechando o CD temos mais duas faixas rápidas com Sweet Virginia e Little Baby. Esse é um dos discos que mais gosto dos Stones, mesmo sendo mais “recente” em relação aos clássicos dos anos 60/70, até pelo toque de Blues mais acentuado na maioria das faixas. Recomendo a todos!


Lista de músicas:                            
01. Street Fighting Man
02. Like A Rolling Stone
03. Not Fade Away
04. Shine A Light
05. The Spider And The Fly
06. I’m Free
07. Wild Horses
08. Let It Bleed
09. Dead Flowers
10. Slipping Away
11. Angie
12. Love In Vain
13. Sweet Virginia
14. Little Baby

Onde: N/A
Quanto: N/A

Capa do CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário