quarta-feira, 29 de maio de 2013

CD – Biohazard – Urban Discipline

Aproveitando a recente passagem do Biohazard pelo Brasil, hoje falamos do disco mais famoso da banda, Urban Discipline, que elevou o quarteto americano de Hardcore ao estrelato alavancado pelo videoclipe da música Punishment, que figurava constantemente nos programas de rock pesado da MTv nos anos 90.

O disco já começa veloz com Chamber Spins Tree numa batida rápida acompanhada de um riff pesado e o vocal num estilo meio Rap que caracteriza o Hardcore na voz d Evan Seinfeld em dueto com o guitarrista Billy Graziadei. A faixa seguinte é a já citada Punishment com seu discurso macabro no início com o riff entrando em seguida para depois completar com o baixo e a bateria, inicialmente mais lento e arrastado e posteriormente aumentando o andamento.

O disco segue com Shades Of Grey (que nada tem a ver com o famoso livro que virou febre entre as mulheres) com outro Hardcore rápido dessa com Graziadei comandando a maior parte do vocal seguida por Business, um tapa na cara dos executivos da indústria fonográfica. Black And White And Red All Over segue a mesma linha assim como Man With a Promise sempre com batidas precisas, um baixo cadenciado e o vocal agressivo da dupla Evan/Billy.

Disease tem um início mais lento, lembrando até um pouco o Black Sabbath nos tempos do Vol. 4 seguido pela faixa que dá nome ao disco, Urban Discipline é, junto com Punishment a melhor música do disco, a bateria lembra muito o Sepultura (da fase com Igor Cavallera) com uma introdução instrumental que dura quase 2 minutos até a entrada do vocal de Billy ficando num riff rápido até o meio da música onde o ritmo dá uma baixada mas que logo volta à velocidade inicial.

Loss inicialmente até soa como uma balada praticamente com voz e violão durante pelo menos 1 minuto, mas depois entra no mesmo estilo das anteriores, mas ainda assim um pouco mais lenta enquanto Wrong Side Of The Tracks é uma paulada rápida e certeira. Mistaken Identity começa com uma coversa de rádio entre policiais antes de entrar o riff e os vocais. Completam o CD a super-rápida Were Only Gonna Die num estilo bem Punk, a ótima Tears Of Blood e Hold My Own, além de duas versões demo de Loss e Urban Discpline que aparecem como bônus tracks.

Gosto muito desse disco, tive em LP que acabei trocando com uma amigo meu pelo No Rest For The Wicked, do OzzY pois acabei ganhando em CD. Não sou muito fã de Hardcore, mas essa banda em especial me agrada muito pelo peso e também pelas letras. Para quem gosta do gênero, figurinha carimbada na discografia dos bons colecionadores de rock pesado. Recomendo!

Lista de músicas:
01. Chamber Spins Tree
02. Punishment
03. Shades of Grey
04. Business
05. Black and White and Red All Over
06. Man With a Promise
07. Disease
08. Urban Discipline
09. Loss
10. Wrong Side of The Tracks
11. Mistaken Identity
12. Were Only Gonna Die
13. Tears of Blood
14. Hold My Own
Bonus Tracks
15. Urban Discipline (demo)

16. Loss (demo)

Capa do CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário