quinta-feira, 16 de maio de 2013

CD – Legião Urbana – As Quatro Estações


Lançado após o maior sucesso comercial da Legião Urbana, Que País é Esse, o disco As Quatro Estações mostra o início da evolução no som da banda o que se consolidaria no LP seguinte, V (cinco). Esse disco apresenta grandes sucessos da Legião como Pais e Filhos, Eu Era Um Lobisomem Juvenil e Há Tempos.

“Parece cocaína, mas é só tristeza” canta Renato Russo no primeiro verso de Há Tempos, que abre o disco numa faixa Pop/Rock no melhor estilo Legião e que tocou bem nas rádios na época, mas não tanto quanto a faixa seguinte, Pais e Filhos, até hoje um dos maiores sucessos da banda. Feedback Song For A Dying Friend tem um começo meio psicodélico com uma sonoridade indiana que remete aos Beatles antes de entrar num riff bem distorcido com um solo quase Heavy Metal com Russo cantando em inglês. Em seguida outro hit com a balada Quando o Sol Nascer Na Janela do Seu Quarto.

Eu Era Um Lobisomen Juvenil é a melhor música do disco na minha opinião com mais de 6 minutos de duração numa canção que muda o andamento com partes mais leves e outras mais pesadas. 1965 (duas tribos) é um rock bem rápido seguido de Monte Castelo, com a letra baseada numa poesia clássica portuguesa de Camões. Na sequência temos Maurício numa levada meio eletrônica voltando ao estilo de pop/rock dos anos 80.

Fechando o disco, mais um grande sucesso com Meninos e Meninas, seguido por Sete Cidades e por último a balada Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar. Considero esse um disco de transição da Legião ficando entre o rock de protesto do Qua País é Esse e a psicodelia de V. Um bom exemplo disso é que 6 das 11 músicas viraram hits, mais da metade do disco! Um marco do rock nacional, indispensável na prateleira de qualquer um!

Lista de músicas:
01. Há Tempos
02. Pais e Filhos
03. Feedback Song For A Dying Friend
04.
Quando O Sol Bater Na Janela do Seu Quarto
05. Eu Era Um Lobisomen Juvenil
06. 1965 (Duas Tribos)
07. Monte Castelo
08. Maurício
09. Meninos e Meninas
10. Sete Cidades
11. Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar

Onde: N/A
Quanto: N/A

Capa do CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário