terça-feira, 23 de abril de 2013

CD – Guns N’ Roses – Live in Melbourne (RITZ-NY)


Show do Guns em 1988, ainda com a formação original creditado como sendo em Melbourne na Austrália, mas que na verdade é o famoso show do Ritz de Nova York. Com o repertório todo baseado no disco Appetite For Destruction, trata-se da primeira turnê do Guns N’ Roses após estourar nas paradas com hits como Sweet Child O’Mine, Welcome To The Jungle e Paradise City.

O show começa com It’s So Easy onde a banda já mostra toda a pegada que tinha no palco naquela época. Curioso são todos os piiiiii que aparecem cada vez que Axl fala um dos (muitos) fucking que tem na música. Antes de Mr. Brownstone, o vocalista anuncia que o show está sendo filmado pela MTv (dando a letra de que NÃO é em Melbourne), o que já explica a origem da gravação e todos os “piiis” da música anterior, o que se repete também em outras faixas, como na seguinte Out Ta Get Me.

Na sequência temos um dos grandes hits da banda com Sweet Child O’Mine e seu tradicionalíssimo solo de introdução que fez muito garoto querer aprender guitarra, acompanhada de My Michelle antes de entrar outro megahit com Welcome To The Jungle. O que deixa o CD meio cansativo às vezes são os longos discursos de Axl antes de cada música (que já aconteciam desde aquela época).

Fechando o show, após a apresentação de todos os membros da banda com o vocalista rasgando elogios a Slash, temos Nightrain antecedendo outro clássico com Paradise City passando depois por Rocket Queen e fechando com a cover de Bob Dylan, Knocking On Heaven’s Door, que ganharia uma versão de estúdio em um dos álbuns Use Your illusion. Praticamento todo o 1º disco tocado ao vivo, com uma qualidade de gravação até boa em se tratando de um CD com áudio puxado de uma gravação de TV.

Acho que me lembro de ter assistido a esse show na MTv Brasil e talvez até gravado o mesmo em VHS, ou em K7 de alguma transmissão de rádio, isso lá pelo início dos anos 90. O único fato a se lamentar é que na última faixa a música é cortada antes do final, provavelmente para caber no tipo de mídia utilizado. Talvez se tirassem um pouco do blablabla do Axl coubesse a música inteira. Como os outros CDs desse tipo, sem encarte nem informações detalhadas do show (sem contar o erro da capa!), data da gravação, etc.. Vale por ser um registro da formação clássica do Guns em sua primeira turnê tocando os sucessos do álbum Appetite For Destruction. Recomendo!

Lista de músicas:
01 – It’s So Easy
02 – Mr. Browstone
03 – Out Ta Get Me
04 – Sweet Child O’Mine
05 – My Michelle
06 – Welcome To The Jungle
07 – Nightrain
08 – Paradise City
09 – Rocket Queen
10 – Knockin On Heaven’s Door

Onde: Americanas Shop. Plaza Sul
Quanto: R$9,90

Capa do CD

4 comentários:

  1. Nada à ver.. Este show ai que vc falou é do RITZ EM 02/02/88. O SHOW DA FOTO ESTA ERRADÍSSIMO. O ENCARTE E DE MELBOURNE 1988, MAS O CONTEUDO É DO RITZ. TEM MAIS, KNOCKIN ON HEAVEN´S DOOR ESTÁ FORA DA ORDEMM.POOO... ESTA FALATANDO A MAMA KIN DO AEROSMITH TBM...

    ResponderExcluir
  2. Eles vendem o show do RITZ EM NEW YORK 02;/02/88 COM A CAPA DE MELBOURNE.NADA A VE...!! MUSICAS FORA DA ORDEM. NÃO É MOLE NÃOOOOO!!!!! EU TENHO O SHOW DE MELBOURNE. ELE FOI GRAVDO MAIS NO FINAL DO ANO 1988,OK!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é o show do Ritz. Inclusive esse post foi postado no site Whiplash e gerou muita polêmica. Foi assim que descobri. Meu erro foi confiar na capa do CD e não pesquisar a fundo, mas acabei não corrigindo depois. Mesmo assim obrigado pelo comentário e continua nos seguindo.

      Excluir