segunda-feira, 1 de abril de 2013

DVD – Black Sabbath – Black Sabbath Story Vols. I & II


No embalo do post sobre o livro Sabbath Bloody Sabbath, falaremos hoje sobre esses 2 DVDs que também contam a história do quarteto de Birmingham que inventou o Heavy Metal. Esse documentário divido em duas partes conta a história da banda segundo seus próprios integrantes desde os membros originais, passando por Ronnie James DIO, Ian Gillan, Cozy Powell, Geoff Nichols, entre outros.

Vol 1

Totalmente dedicado à era OzzY, o primeiro DVD vai desde os primórdios da banda, a mudança de nome e os primeiros shows, até a saída de Osbourne após o controverso álbum Never Say Die. Intercalando entrevistas com os músicos com videoclipes e apresentações ao vivo, o DVD apresenta os grandes hits da banda como uma versão em preto e branco de Paranoid para um programa de TV na Bélgica (com OzzY aparentemente dublando), o clipe de Sabbath Bloody Sabbath, além de performances ao vivo como a excelente versão de War Pigs, extraída do show de Paris em 1970 com uma das melhores performances de Bill Ward na bateria e outras como a de Children of the Grave, gravada ao vivo no Califórnia Jam de 1974, festival onde tocaram também o Deep Purple, RUSH, entre outros. Outra versão interessante é o clipe de It’s All Right com Bill nos vocais. Destaque para uma história hilária contada por Geezer de uma tentativa frustrada de Iommi de fazer um solo de flauta em um show.

Vol 2

Na segunda parte, uma última música de OzzY com Hard Road precedendo o início da era DIO falando sobre os discos Heaven and Hell e Mob Rules, a polêmica saída do vocalista, acusado de  privilegiar a própria voz na mixagem do ao vivo Live Evil. As rápidas passagens de Ian Gillan com a gravação e a turnê de Born Again, e de Glenn Hughes com Seventh Star e os 3 discos com Tony Martin, Eternal Idol, Headless Cross e TYR, até o retorno de DIO em 1992 com o ótimo Dehumanizer. Assim como o primeiro, várias entrevistas regadas ao som de Die Young,  Neon Nights, Trashed, Headless Cross e os clipes inusitados de Fells Good to Me e No Stranger to Love, esse último, um dos mais bregas da história da banda! Esse DVD também traz como extras os vídeos de Black Sabbath, Iron Man, Paranoid e uma cover inusitada de Blue Suede Shoes, de Elvis que não aparecem na versão oficial.

Tive esses 2 vídeos em VHS importado que comprei ainda adolescente em inglês sem legenda. Posteriormente comprei as versões em DVD que saíram nas bancas de jornal no começo dos anos 2000, com o segundo volume não sendo apresentado como The Black Sabbath History Vol. II, tendo apenas o nome da banda no título com uma foto de OzzY abaixo. O único senão fica por conta das legendas que, pelo menos nessa versão, contém vários erros principalmente no que se refere à datas e nomes. As capas dos DVDs originais mudaram em relação ao VHS, as capas abaixo são das versões da banca, a primeira é a mesma que tinha nas antigas fitas, sendo que nelas o Vol 1 era com fundo preto e o Vol 2 vermelho. Não sei se ainda é possível encontrar esses DVDs, tanto os originais como as versões de banca, mas se encontrar, compre! Vale à pena!

Lista de Músicas:

Vol 1
01 – N.I.B.
02 – Paranoid
03 – War Pigs
04 – Children of the Grave
05 – Snowblind
06 – Sabbath Bloody Sabbath
07 – Sympton of the Universe
08 – It’s All Right
09 – Rock n’ Roll Doctor
10 – Never Say Die

Vol 2
01 – Hard Road
02 – Die Young
03 – Neon Nights
04 – Trashed
05 – Zero the Hero
06 – No Stranger to Love
07 – The Shining
08 – Headless Cross
09 – Feels Good to Me
10 – TV Crimes
11 – Computer God/Time Machine
Extras
11 – Black Sabbath
12 – Paranoid
13 – Iron Man
14 – Blue Suede Shoes

Onde: N/A
Quanto: N/A

Capas dos DVDs:

Vol 1

Vol 2


Nenhum comentário:

Postar um comentário