sexta-feira, 19 de abril de 2013

Especial – Black Sabbath – God Is Dead (Single)


Lançado oficialmente ontem, dia 18, o primeiro single do novo álbum de estúdio do Black Sabath, o 1º com OzzY desde o Never Say Die de 1978. O disco, que se chamará 13, tem lançamento previsto para o dia 11 de junho e sairá em CD (versão simples e luxo), LP e também em formato digital já em pré-venda na iTunes Store.

A música de quase nove minutos, é um mistura de estilos, indo desde o Sabbath clássico dos anos 70 até o metal moderno do Heaven & Hell de 2008. Ouvindo com atenção dá para identificar vários estilos, não só do próprio Sabbath mas como da carreira solo de OzzY na parte vocal. A bateria destoa um pouco (sem perder o brilho) uma vez que Brad Wilk nunca tinha tocado com a banda e tem um estilo muito diferente se considerarmos que o posto deveria ser ocupado por Bill Ward.

O começo é um dedilhado lento e macabro semelhante ao de Bible Black do The Devil You Know que antecede o riff de Iommi com o baixo acentuado de Geezer. Após 1 minuto entra o vocal de OzzY, inicialmente lento e arrastado sem maiores agudos até chegar a parte do refrão onde volta a guitarra pesada e o vocal acelera ficando um pouco parecido com o que apareceu nos últimos discos de Osbourne, Black Rain e Scream.

O música se desenvolve assim, com o dedilhado inicial se repetindo, deixando a parte mais pesada sempre para o que seria o refrão, já que a letra não define exatamente um refrão que se repita constantemente. Do 5º minuto em diante a música fica na parte pesada por mais tempo, novamente com o baixo bem nítido até uma mudança de riff em que a bateria acompanha numa batida que lembra o estilo de Igor Cavallera.

Essa mudança segue deixando a música num andamento mais rápido e pesado e aí entra o vocal mais característico de OzzY até entrar no solo, que lembra os tempos do Sabbath clássico dos primeiros álbuns. No trecho final a música volta para o refrão com OzzY repetindo God Is Dead até o final seco, onde todos os instrumentos param de repente.

Enfim, um ótimo teaser do álbum que sai em junho e que tem shows confirmados no Brasil em outubro em SP, POA e RJ. Parece que a bruxa anda solta, no bom sentido! Escute no link abaixo, o único senão é o jingle de uma radio que aparece algumas vezes.

Onde: iTunes Store
Quanto: US$1,29

Capa do Single
Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário