sexta-feira, 12 de abril de 2013

Especial LP – Sepultura – Chaos A.D.


Quinto álbum de estúdio da banda brasileira de Trash Metal Sepultura, Chaos A.D. é o meu disco preferido da banda, sucessor do ótimo Arise e o penúltimo com a formação clássica que tinha os irmãos Cavallera, Igor e Max, juntamente com Andreas Kisser e Paulo Jr. Foi nesse disco que a banda deu uma abordagem diferente à sonoridade do Metal integrando elementos da música brasileira, principalmente indígena, tanto na bateria como no violão em algumas faixas, o que ficaria ainda mais evidenciado no disco seguinte, ROOTS.

O disco abre com as batidas do coração de Zyon, filho de Max Cavallera, tiradas de um Ultrassom feito pela mulher do vocalista, Gloria servindo de introdução para Refuse/Resist que já começa com Igor mostrando uma mudança radical no estilo de tocar bateria que se tornaria a marca registrada desse disco e do seguinte. Na sequência temos Territory, um dos hits do disco que segue a mesma linha da faixa anterior e Slave New World com um início lento com no melhor estilo Black Sabbath para depois entrar num riff rápido e preciso.

Amen tem um vocal diferente no começo, meio declamado, antes de Max voltar com o gutural tradicional antecendo a polêmica Kaiowas, música instrumental e acústica com violões e percussão, alvo de muitas críticas dos fãs mais radicais na época. Propagando volta com o peso tradicional do Sepultura com a bateria mais “normal” abusando do pedal duplo acompanhando a velocidade do riff alucinante de Andreas kisser seguida de Biotech is Godzila, também voltando ao Trash mais tradicional.

Nomad é uma das melhores músicas do disco começando com uma introdução rápida e depois entrando num riff um pouco mais lento e cadenciado. We Who Are Not As Others é uma faixa quase instrumental que repete a mesma frase a partir do 2º minuto acompanhado de um riff dedilhado e distorcido, enquanto Manifest é super rápida e fala sobre o famoso Massacre do Carandiru com Max gritando à plenos pulmões “Pavilhão 9”!

O disco fecha com The Hunt num estilo um pouco mais Hard do que Trash e Clenched Fist, outra ótima faixa. No CD, ainda tem 2 faixas extras com uma versão para Polícia, dos Titãs, e uma outra apenas com risadas dos integrantes, provavelmente influenciadas por alguma sustância ilegal, rssss!

Esse foi um dos últimos LPs que comprei, até voltar a comprar novamente alguns anos atrás, posteriormente comprei também em CD devido aos extras, já que a versão de Polícia não constava na versão em LP. Considero esse o melhor disco do Sepultura, e um dos melhores do Trash, pela sonoridade específica que apresenta principalmente na bateria. Recomendo a todos os amantes do Heavy e do Trash, menos os mais radicais, que provavelmente vão achar um disco estranho para os padrões do gênero.



Lista de músicas:
01. Refuse/Resist
02. Territory
03. Slave New World
04. Amen
05.
Kaiwoas
06. Propaganda
07. Biotech is Godzila
08. Nomad
09. We Who Are Not As Others
10. Manifest
11. The Hunt
12. Clenched Fist
Bonus Tracks
13. Polícia
14. No Name

Onde: Galeria do Rock
Quanto: N/A 

Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário